Os cães se tornaram amigos do homem muito antes do que pensávamos

O osso de cachorro mais antigo foi encontrado em uma gruta espanhola: tem 17.000 anos. A domesticação, portanto, começou antes do que antes pensávamos.


Pois é, o melhor amigo do homem, por assim dizer, vem de outra Era.

Canis lupus familiaris é o cão mais antigo da Europa. Segundo os cientistas, esta é a primeira espécie domesticada pelo homem nesta região. Ela foi observada em uma escavação na gruta de Erralla (no País Basco, Espanha).

Em 1985, foi recuperado um úmero quase completo de um canídeo, família de carnívoros que inclui lobos, cães, raposas e coiotes (naquela época era difícil identificar a que espécie de canídeo pertencia).

Recentemente, a equipe de Biologia Evolutiva Humana da Universidade do País Basco (UPV/EHU), realizou um estudo aprofundado dos restos ósseos.

Cão de Erralla: o cão do Paleolítico

Uma análise morfológica, radiométrica e genética permitiu identificar geneticamente a espécie como Canis lupus familiaris (cão doméstico).

A datação direta do úmero por meio de carbono-14 usando espectrometria de massa com acelerador de partículas dá a ele uma idade de aproximadamente 17 mil anos.

Isso significa que o cão encontrado em Erralla viveu no período magdaleniano do Paleolítico Superior, o que o torna um dos cães domésticos mais antigos que existiram até agora na Europa.

A origem desta linhagem está ligada a um período de clima frio coincidente com o Último Máximo Glacial, ocorrido na Europa há cerca de 22.000 anos.

Conchi de la Rúa, professora e chefe do grupo de Biologia Evolutiva Humana, explica:

“Estes resultados levantam a possibilidade de que a domesticação do lobo ocorreu mais cedo do que o proposto até agora, pelo menos na Europa Ocidental, onde a interação de caçadores-coletores paleolíticos com espécies selvagens, como o lobo, pode ter sido impulsionada em áreas de refúgio glacial (como o franco-cantábrico) durante este período de crise climática”.

A amizade entre cães e humanos não é de hoje. Os cães se tornaram amigos do homem muito antes do que pensávamos.

Tá explicado tanto amor, não é?!

Fonte: ehu.eus

Talvez te interesse ler também:

Como proteger os animais dos fogos, bombas e buzinas da Copa

Estudo inédito revela que cães podem chorar de alegria ao reencontrarem seus donos

Cães conseguem distinguir pessoas estressadas pelo cheiro, diz estudo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...