Estudo inédito revela que cães podem chorar de alegria ao reencontrarem seus donos


Você já reparou em um cachorro muito feliz? Por exemplo, naquela felicidade quando o dono chega em casa… Você sabia? Eles podem até chorar de tanta alegria!

De acordo com este estudo, o cães podem chorar “lágrimas de felicidade” quando seus donos chegam em casa.

É o primeiro estudo da história a abordar o tema.

Saiba mais.

Lágrimas? Só se for de felicidade

Os cães têm canais lacrimais projetados para remover a sujeira de seus olhos, mas o processo nunca havia sido associado à emoção.

O professor Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu no Japão, decidiu investigar o caso depois que seu poodle teve filhotes. Ele notou que o rosto do cachorro mudou quando amamentou os bebês.

Simplesmente, o cão tinha lágrimas nos olhos.

Depois de algumas pesquisas, ele também notou que a oxitocina poderia estar causando um tipo de inundação aquosa nos olhos cães e, assim como os humanos, eles conseguem produzir lágrimas quando se emocionam.

A oxitocina é conhecida como o “hormônio do amor e, foi observado que, o hormônio é liberado quando os cães e seus donos se reúnem e interagem.

O Prof. Kikusui usou um teste padrão para medir o volume de lágrima basal dos cães antes de se reunir com seus donos.

Foi descoberto no teste que o volume realmente aumentou em 10% quando os animais reencontraram seus tutores, e repararam que o volume não aumentava quando era uma pessoa que eles não conheciam bem.

Essa descoberta apoia a ideia de que a liberação de oxitocina desempenha um papel na produção de lágrimas quando os cães e seus donos se reencontram.

O professor explicou:

“Nós nunca tínhamos ouvido falar da descoberta de que os animais derramam lágrimas em situações alegres, como se reunir com seus donos. Estávamos todos empolgados que seria o primeiro estudo do mundo!”

Os pesquisadores sugerem que talvez haja uma força motriz evolutiva por trás do processo, pois os cães que choram de felicidade podem ter uma conexão mais forte entre as pessoas (uma relação que remonta a dezenas de milhares de anos).

Kikusui ressalta:

“É possível que os cães que apresentam olhos lacrimejantes durante a interação com o dono sejam mais cuidados pelo dono”.

O estudo foi publicado esta semana na revista Current Biology.

Fontes: 

  1. goodnewsnetwork.org
  2. Current Biology

Talvez te interesse ler também:

Olhos muito lacrimejantes em cães, o que pode ser?

Cerca de 4 mil Beagles salvos de serem cobaias de laboratório

Cachorra salva sua humana de ser atropelada por carro desgovernado

Dia Internacional do Animal Abandonado: as vantagens de adotar um animal de rua




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...