Cães conseguem distinguir pessoas estressadas pelo cheiro, diz estudo


Seu cheiro pode mudar se você estiver estressado e os cães podem detectar isso, você sabia? Pois é o que revela uma nova pesquisa.

Já sabíamos que os cães farejam doenças e entendem nossas emoções. A novidade é que eles também podem perceber o nosso cheirinho de estresse. Pesquisadores da Queen’s University Belfast descobriram que os humanos produzem um odor diferente quando se sentem sob pressão.

“Este estudo provou definitivamente que as pessoas, quando têm uma resposta ao estresse, seu perfil de odor muda”, disse Clara Wilson, doutoranda e autora principal da pesquisa.

Segundo a pesquisadora, a descoberta pode fazer com os cães possam ajudar pessoas estressadas, por exemplo, com Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT).

O estudo

Publicado na revista científica Plos One, o estudo consistiu em construir um suporte com três recipientes, cada um com uma tampa perfurada.

Os pesquisadores treinaram quatro cães para indicar o recipiente que continha a amostra estressada (uma gaze contendo respiração e suor do participante), entre outras amostras que incluía gaze não utilizada, juntamente com amostras de outras pessoas ou da mesma pessoa colhidas em um horário diferente do dia.

Tendo compreendido a abordagem, os cães se voltavam para as amostras de respiração e suor coletadas de 36 pessoas solicitadas a fazer uma tarefa matemática difícil. Os participantes relataram sentir-se estressados ​​com a tarefa.

Aos cães fora solicitado de pegarem as amostras colhidas logo após a tarefa difícil, em uma fila que incluía também dois recipientes contendo gazes não utilizados.

Os pesquisadores então testaram se os cães poderiam fazer o mesmo quando a fila incluía não apenas gaze não utilizada, mas amostras colhidas do mesmo participante pouco antes da tarefa, quando ainda não estavam estressados. Cada conjunto de amostras foi mostrado a um único cão em 20 tentativas.

Os resultados revelaram que os cães escolheram a amostra “estressada” em 675 dos 720 testes.

“Foi incrível vê-los tão confiantes em me dizer ‘não, essas duas coisas definitivamente cheiram diferente’”, disse Wilson.

A equipe disse que, embora não esteja claro quais fatores químicos os cães estavam captando, o estudo mostra que os humanos produzem um odor diferente quando estressados.

A pesquisa supõe que é possível que até os mesmo cães de estimação não treinados possam detectar mudanças no odor quando um humano fica estressado.

Claire Guest, cofundadora e diretora científica da instituição de caridade Medical Detection Dogs, que não esteve envolvida na pesquisa, disse que os cães de assistência de alerta médico foram treinados para alertar pessoas com condições de saúde complexas quando corriam o risco de ter um evento potencialmente fatal, detectando alterações em seu odor.

“Acredita-se que algumas dessas condições se devem a uma mudança nos níveis hormonais, então não ficamos surpresos ao saber que [os cães] podem detectar quando os humanos estão passando por estresse [já que isso também pode estar ligado a flutuações hormonais]”, disse ela.

Resumo da ópera, os cães são mesmo os melhores amigos do homem. Como é possível que existam pessoas capazes de maltratá-los?

Fontes:

  1. The Guardian
  2. Plos One

Talvez te interesse ler também:

É verdade: os cães entendem o que falamos. Um novo estudo confirma

Cães que farejam câncer: liberado o teste na Grã-Bretanha

Cães para diabéticos: o olfato canino pode salvar vidas

A dura vida do Pastor Alemão como policial em busca de drogas, explosivos e muito mais

Cães, assim como as pessoas, tendem a ficar longe de pessoas ruins e negativas, diz estudo.

A cruel realidade dos cães que puxam trenós




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...