Achrioptera fallax: bicho-pau exótico, lindo, colorido


A espécie Achrioptera fallax faz parte do gênero de insetos conhecido popularmente como bicho-pau. O que distingue essa espécie das outras desse gênero, são suas cores vivas e metálicas. Saiba mais sobre esse inseto exuberante com as informações desse conteúdo.

Características da espécie

O Achrioptera fallax é uma espécie de bicho-pau encontrada em Madagascar.

Ambos os sexos são braquípteros (incapazes de voar) e possuem asas pequenas e reduzidas.

Os machos são de um azul cintilante (com tons esverdeados) e têm duas fileiras de espinhos laranja avermelhados ao longo das bordas do fêmur. Há também espinhos de cor escura ao longo dos lados e embaixo do tórax. As asas anteriores são de um amarelo radiante, as asas posteriores têm uma crista amarela e são principalmente vermelhas com um centro preto. A ponta do abdômen do macho termina com uma cauda.

As fêmeas têm uma coloração mais opaca. Elas são de cor castanho-claro com espinhos vermelhos cobrindo todo o tórax, assim como o topo da cabeça, onde os machos não possuem espinhos. O fêmur tem espinhos nas bordas, mas não tem as cores vivas do macho. A cauda nas fêmeas é mais fina que a dos machos.

A única diferença entre as asas da fêmea e a dos machos é que seu pigmento amarelo não é tão pronunciado. Tanto o macho quanto a fêmea possuem listras esbranquiçadas no topo e nas laterais da cabeça. O macho cresce até 13 cm de comprimento enquanto a fêmea é muito maior e pode crescer até 18,5 cm de comprimento.

Veja na foto abaixo um casal adulto: o macho à esquerda e a fêmea à direita

Dieta alimentar

Não se sabe ao certo a dieta alimentar desta espécie na natureza, porém, em cativeiro foi observado que ela aprecia folhas de amora, carvalho, eucalipto e framboesa.

Reprodução

Depois do acasalamento dessa espécie, a fêmea põe ovos no solo. Esses ovos então serão incubados de seis a nove meses.

Expectativa de vida

Com base na experiência de criação em cativeiro, a expectativa de vida dessa espécie é de cerca de 8 a 10 meses a partir da eclosão dos ovos, cerca de 3 a 4 meses quando adultos. A expectativa de vida na natureza carece de dados.

Outra espécie semelhante

Uma outra espécie, a Achrioptera manga, assemelha-se muito à Achrioptera fallax, e por isso as duas costumam ser confundidas. O que distingue uma da outra é que a Achrioptera manga não possui tons esverdeados.

Imagem do Achrioptera fallax

Veja neste vídeo publicado no canal Barroso Carlos, imagens do Achrioptera fallax na natureza:

Muito lindo de se ver esse inseto na natureza, mas infelizmente nem esse bicho escapa do mercantilismo humano, porque tem gente que tira esse animal de seu habitat e o cria para vender.

Você conhecia essa espécie de bicho-pau?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre animais veja:

5 Animais exóticos que viraram estrelas no TikTok

Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos

Diferenças entre animais silvestres, selvagens e exóticos

10 animais selvagens (estranhos e lindos) dos quais você nunca ouviu falar

5 animais pra lá de estranhos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...