Dispositivo que detecta sexo pelo cheiro do ovo evitará a morte de bilhões de pintinhos


Cientistas fizeram uma descoberta revolucionária ao encontrar uma maneira de identificar o sexo dos pintinhos por meio de compostos químicos voláteis liberados pelos ovos, ou seja, pelo cheiro destes. A descoberta pode evitar bilhões de mortes cruéis sofridas por essas aves.

Todos os anos, por não serem produtivos para a indústria avícola, cerca de 7 bilhões de pintinhos machos são cruelmente eliminados em todo o mundo.

A sexagem de pintinhos, realizada logo após o nascimento, será abolida em alguns países a partir de 2027, graças a aparelhos que determinam o sexo dos embriões enquanto eles se desenvolvem no ovo, o que evita a morte dos filhotinhos.

No entanto, esses métodos são caros, requerem maquinário específico e, de qualquer forma, só podem ser realizados depois que o embrião já estiver crescido o suficiente para permitir que se entenda se é macho ou fêmea. Apesar de serem sistemas válidos, devido aos custos, serão evitados por muitas nações que continuarão impávidas no abate aos pintinhos.

A boa notícia é que uma equipe de pesquisa norte-americana liderada por cientistas da SensIT Ventures, Inc. desenvolveu uma tecnologia que pode ser integrada às incubadoras, máquinas que manipulam e giram os ovos durante o desenvolvimento.

© Tom Turpen/Sensit Ventures

© Tom Turpen/Sensit Ventures

Graças à essa nova descoberta não haverá mais desculpas para continuar a triturar vivas essas infelizes aves, os animais mais explorados pelos seres humanos.

O dispositivo consegue detectar compostos orgânicos voláteis (VOCs) liberados pelos ovos e distinguir o sexo dos pintinhos.

“Descobrimos que há produtos químicos voláteis no ovo, um odor que você pode detectar e separar estatisticamente”, disse Thomas H. Turpen, diretor administrativo da empresa californiana em um comunicado à imprensa.

A tecnologia é altamente eficaz, pois consegue identificar o sexo dos embriões fertilizados muito mais cedo do que os métodos anteriores, em apenas 8 a 10 dias de incubação, e fornece resultados em apenas 2 minutos. Isso permite a eliminação dos ovos contendo embriões masculinos antes que eles se desenvolvam em criaturas capazes de sentir dor e medo.

Com uma taxa de eficácia superior a 80%, considerada viável comercialmente, a sexagem pré-natal dos pintinhos pode ser realizada de forma rápida e completa nas produções industriais. Os pesquisadores acreditam que, uma vez aprimorado, esse método poderá ser amplamente utilizado, evitando a morte cruel de bilhões de pintinhos todos os anos.

O estudo Active sampling of volatile chemicals for non-invasive classification of chicken eggs by sex early in incubation foi publicado na revista científica PloS ONE.

Fonte: University of California

Talvez te interesse ler também:

Milhões de frangos morrem devido às condições precárias de transporte

FrankenChicken: o frango que cresce 400% mais rápido do que na década de 1950

Quatro codornas nascem dentro da embalagem de ovo em mercado no Piauí

Por que a carne de frango é a mais nojenta de todas?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...