Ndakasi, a gorila que fazia selfie, morre nos braços do amigo


Que comovente essa foto dos últimos momentos de Ndakasi, a famosa gorila-da-montanha de 14 anos, morrendo nos braços de seu amigo e cuidador, André Bauma, depois de ter lutado contra uma  “doença prolongada”.

Ndakasi, uma gorila órfã, ficou famosa depois de fotos suas viralizarem fazendo selfie com dois guardas florestais, Mathieu e Patrick, junto com uma outra gorila, também órfã, chamada Ndeze.

Ndakazi deu seu último suspiro nos braços amorosos de seu cuidador e amigo de longa data, Andre Bauma. Ela morreu no mês passado após lutar contra uma doença prolongada no Centro Senkwekwe no Parque Nacional de Virunga, onde viveu e foi cuidada por mais de uma década, diz um comunicado do parque .

Bauma, foi amigo e cuidador de Ndakasi desde quando ela, então um bebê de 2 meses, foi encontrada agarrada ao corpo de sua mãe que fora assassinada, baleada por milícias armadas.

Leia mais AQUI sobre a história de Ndsaki no site oficial do Parque Nacional de Virunga.

O Parque Nacional de Virunga

O Parque Nacional de Virunga está localizado no leste da República Democrática do Congo, é Patrimônio Mundial da UNESCO reconhecido internacionalmente por sua vida selvagem, habitats excepcionais e como uma das áreas protegidas de maior biodiversidade do mundo.

A região em que está situado vem sendo profundamente afetada por conflitos armados por mais de 20 anos.

O parque vem combatendo contra grupos armados, caça ilegal e invasores de terras, contando atualmente com uma equipe formada por 689 Rangers, homens e mulheres que  arriscam suas vidas diariamente para proteger a vida selvagem local, incluindo as vidas dos últimos gorilas-das-montanhas, espécie ameaçada de extinção do mundo.

O Parque Nacional de Virunga também luta para transformar economicamente a região, gerando emprego e reduzindo a pobreza.

Clique AQUI para colaborar com o trabalho do Parque Nacional de Virunga.

Talvez te interesse ler também:

Ouriço-terrestre: apesar de ameaçado de extinção, cresce o interesse pela domesticação do animal

Invasão de javalis em Roma: atraídos por lixo, animais tomam conta da cidade eterna

Como saber se uma espécie não existe mais? Acompanhe o caso do pica-pau que inspirou o desenho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...