A busca por petróleo na África ameaça os últimos gorilas-das-montanhas (Petição)


Salvemos os gorilas-das-montanhas na África. Os planos para a exploração de petróleo da empresa britânica Soco Internacional ameaçam as últimas espécies de gorilas-das-montanhas na África. Assim nasceu uma grande campanha para blocar a exploração e a pesquisa do ouro negro no Parque Nacional de Virunga.

Virunga, fundado em 1925, é o mais antigo parque nacional na África e o lar de alguns dos últimos gorilas-das-montanhas do mundo. David Attenborough, naturalista e diretor de audiovisual, uniu-se à campanha para lembrar que a busca por petróleo ameaça os gorilas e o parque natural, que foi declarado Patrimônio da Humanidade e é o tema de um de seus documentários.

O parque é o lar de um número de espécies de aves e mamíferos ausentes em qualquer outro parque nacional africano. Tanto o parque e seus habitantes estão ameaçados pelo conflito armado, pela caça ilegal, o desmatamento e a exploração para a busca de petróleo e recursos minerais.

De acordo com Attenborough, parques como Virunga foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, porque representam locais de grande valor científico e natural, não só para o país em que se encontram, mas para todo o mundo.

Seria muito preocupante se o parque de Virunga viesse realmente a ser usado para a extração de petróleo. Esta seria uma ameaça não só para o ambiente, mas também para os animais selvagens que habitam o parque. Se um parque de valor assim alto não pode ser protegido da perfuração, como se poderia defender qualquer outro lugar?

Agora vamos esperar para obter uma resposta séria da Soco, uma companhia cotada na Bolsa de Londres sobre as suas intenções de explorar o parque em busca do petróleo. Os órgãos judiciais internacionais devem se envolver no caso. Os gorilas-das-montanhas na África poderão salvar a humanidade das suas ambições de riqueza?

Assine aqui a Petição para pedir à Soco que deixe o Virunga em paz.

Leia também: Chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos sofrem com o comércio ilegal

Fonte foto: panda.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...