Despoluem um dos rios mais importantes e poluídos do México, usando esse descarte


Este é um dos maiores problemas ambientais da Terra: a poluição das águas. Água é vida e a vida está contaminada de todo tipo de poluente. Mas imagina que um lixo, um descarte, poderia ser a solução para a despoluição.

Como assim?

Pois é!

Quem poderia imaginar que a casca de ovo pudesse ser eficaz na despoluição de rios? Pois, no México, descobriram que o reaproveitamento desse material tem essa importante utilidade.

O rio Santiago, de 170 quilômetros de extensão, é um dos mais importantes e, também, um dos mais poluídos do México. A organização ambiental H2O decidiu despoluí-lo usando um material simples: casca de ovo.

Como funciona

Com uma tecnologia inovadora, as cascas de ovos são misturadas aos elementos químicos óxido de magnésio e óxido de cálcio penetrando no solo e ajudando na remoção de resíduos fecais e metais pesados.

Segundo o ativista Bernardo Galán, que trabalha no projeto de despoluição do rio Santiago:

“Em uma vala de um metro de largura por 10 metros de profundidade despejamos nossa mistura físico-química e o processo é feito lá. Em tempo de chuva, é feita a absorção de metais e a recuperação de minerais.”

A absorção de matéria orgânica e metais pesados, como chumbo e mercúrio, chega a 70% e 20% respectivamente com o uso da mistura.

Resultados animadores

Os resultados do processo foram avaliados por pesquisadores acadêmicos que concluíram que houve uma redução de 60% na matéria orgânica e 25% nos metais pesados ​​presentes numa parte do rio que recebeu a mistura.

A entidade prevê que, até agosto, valas próximas ao rio Santiago sejam preenchidas com cerca de 12 toneladas da mistura. Mais pesquisas serão feitas para avaliar a efetividade desse método limpo e simples de despoluição.

Não jogue fora cascas de ovos. Elas podem ser reutilizadas de muitas maneiras diferentes. Leia mais nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

Reutilize casca de ovo em casa de 31 maneiras diferentes

Como fazer adubo de casca de ovo – 2 receitas fáceis

Casca da laranja: não jogue fora! Veja receitas e ideias para usá-la de muitas maneiras

Borra de café: reutilize de 20 maneiras diferentes




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...