©Francisco Guasco/EFE

Despoluem um dos rios mais importantes e poluídos do México, usando esse descarte

Despoluem um dos rios mais importantes e poluídos do México, usando esse descarte

Este é um dos maiores problemas ambientais da Terra: a poluição das águas. Água é vida e a vida está contaminada de todo tipo de poluente. Mas imagina que um lixo, um descarte, poderia ser a solução para a despoluição.

Como assim?

Pois é!

Quem poderia imaginar que a casca de ovo pudesse ser eficaz na despoluição de rios? Pois, no México, descobriram que o reaproveitamento desse material tem essa importante utilidade.

O rio Santiago, de 170 quilômetros de extensão, é um dos mais importantes e, também, um dos mais poluídos do México. A organização ambiental H2O decidiu despoluí-lo usando um material simples: casca de ovo.

Como funciona

Com uma tecnologia inovadora, as cascas de ovos são misturadas aos elementos químicos óxido de magnésio e óxido de cálcio penetrando no solo e ajudando na remoção de resíduos fecais e metais pesados.

Segundo o ativista Bernardo Galán, que trabalha no projeto de despoluição do rio Santiago:

“Em uma vala de um metro de largura por 10 metros de profundidade despejamos nossa mistura físico-química e o processo é feito lá. Em tempo de chuva, é feita a absorção de metais e a recuperação de minerais.”

A absorção de matéria orgânica e metais pesados, como chumbo e mercúrio, chega a 70% e 20% respectivamente com o uso da mistura.

Resultados animadores

Os resultados do processo foram avaliados por pesquisadores acadêmicos que concluíram que houve uma redução de 60% na matéria orgânica e 25% nos metais pesados ​​presentes numa parte do rio que recebeu a mistura.

A entidade prevê que, até agosto, valas próximas ao rio Santiago sejam preenchidas com cerca de 12 toneladas da mistura. Mais pesquisas serão feitas para avaliar a efetividade desse método limpo e simples de despoluição.

Não jogue fora cascas de ovos. Elas podem ser reutilizadas de muitas maneiras diferentes. Leia mais nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

Reutilize casca de ovo em casa de 31 maneiras diferentes

Como fazer adubo de casca de ovo – 2 receitas fáceis

Casca da laranja: não jogue fora! Veja receitas e ideias para usá-la de muitas maneiras

Borra de café: reutilize de 20 maneiras diferentes

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *