Crise ambiental afetará também a produção de café, chocolate e cerveja


Cientistas vêm recomendando o uso da expressão “crise climática” em substituição a “mudanças climáticas”, com o objetivo de conferir ao cenário a gravidade que merece. Além da extensa lista de animais em risco de extinção e das imensas áreas de floresta devastadas diariamente, diversos tipos de alimentos correm o risco de ter sua produção inviabilizada.

Vários itens presentes na mesa das famílias que podem simplesmente desaparecer devido às altas temperaturas, à maior intensidade dos ventos, à falta de água em alguns lugares e ao excesso de chuva em outros, ou à drástica redução da vida nos oceanos. Todos efeitos da crise climática que o mundo hoje atravessa.

O site Hurb publicou nesta terça-feira uma lista com alguns desses alimentos e as causas que vêm colocando em risco a manutenção de sua produção. São eles:

Vinho

vinho

Altas temperaturas vêm sendo observadas em países produtores, como a França, o Chile e a Argentina, o que acelera o processo de maturação e resulta em uvas doces demais para serem destilados de acordo com os padrões de qualidade exigidos.

Café

cafè

Desmatamento e temperaturas acima da média geram as condições ideais para a proliferação de fungos nas plantações, o que coloca em risco 60% das espécies de café do mundo, segundo pesquisa científica britânica publicada em janeiro deste ano na Science Advances.

Chá

chà

O maior produtor mundial de chá, a Índia, vem sofrendo com a a alteração do clima de monções, típico da região. Os ventos cada vez mais fortes alteram o sabor das folhas de chá.

Uísque e cerveja

cerveja

Nesse caso, o problema é a falta de água, que têm feito com que produtores suspendam a produção temporariamente, nos períodos de seca mais intensa.

Chocolate

chocolate

O cacau prospera bem em altas temperaturas, mas os efeitos das alterações climáticas — ventos mais fortes e chuvas intensas, que empobrecem o solo por carrear seus nutrientes — provocam instabilidade nas plantações. Em Gana e na Costa do Marfim, principais países produtores, a seca vem fazendo com que o cacau deixe de ser atrativo e passe a ser substituídos nas plantações por dendezeiros e seringueiras, mais resistentes.

Peixes

peixe

Com a vida nos oceanos em risco por diversos fatores — altas temperaturas, poluição e pesca predatória –, a previsão não é animadora. Como o Green Me noticiou recentemente, a estimativa dos órgãos internacionais é de que, em alguns anos, haja mais lixo do que peixe nas águas.

Talvez te interesse ler também:

A CRISE CLIMÁTICA EM UMA IMAGEM: DEGELO ATÍPICO NA GROELÂNDIA IMPRESSIONA O MUNDO

VEGETAIS SEMPRE MAIS POBRES EM NUTRIENTES POR CAUSA DA MUDANÇA CLIMÁTICA

MUDANÇA CLIMÁTICA: 5 GRAUS A MAIS CANCELARIAM 20% DA VIDA NA TERRA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...