A crise climática em uma imagem: degelo atípico na Groelândia impressiona o mundo


No dia 13 de junho, uma equipe do Instituto Meteorológico Dinamarquês (DMI, na sigla em inglês) trabalhava na recuperação de equipamentos de uma estação meteorológica, na área do fiorde de Inglefield, quando se depararam com uma piscina ao ar livre. Steffen Olsen, um dos cientistas do DMI, especializado em clima, registrou o momento em que cães atravessavam as águas.

Em seu perfil no Twitter, Olsen compartilhou a imagem e publicou um texto alertando para o significado do fenômeno, resultado de um derretimento de gelo atípico na região, observado depois que a temperatura média registrada no dia anterior havia sido de 22 graus celsius acima do normal. A foto vem sendo compartilhada nas mídias sociais.

Segundo apurado pela BBC, a estimativa é de que, nesse dia, a Groenlândia perdeu o equivalente a 2 bilhões de toneladas de gelo. Os motivos para preocupação aumentam quando se considera que o calor na região ainda nem sequer atingiu seu pico.

“É muito incomum ter esse derretimento tão cedo na estação”, disse William Colgan, pesquisador sênior do Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia, em entrevista à BBC. “É preciso condições muito raras, mas elas estão se tornando cada vez mais comuns”.

O cientista comparou o ocorrido na semana passada ao maior recorde já registrado na região, em 2012. Segundo ele, as mesmas causas estão por trás dos dois eventos: a alta pressão atmosférica sobre a Groenlândia, criando condições quentes e ensolaradas, a baixa cobertura de nuvens e a diminuição de neve, o que torna a superfície de gelo mais vulnerável à radiação solar. Para Colgan, o aquecimento global influenciou de maneira decisiva nessa conjunção de fatores.

Talvez te interesse ler também:

O HOMEM QUE DOOU UM BILHÃO DE DÓLARES PARA CRIAR PARQUES, RESERVAS E ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS

O PROJETO DE REFLORESTAMENTO DA ETIÓPIA QUE PLANTARÁ 4 BILHÕES DE ÁRVORES

A FRANÇA RECONHECE PELA PRIMEIRA VEZ AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS TESTES NUCLEARES NA POLINÉSIA PARA A SAÚDE




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...