Incêndio em navio causa um dos maiores desastres ambientais no Sri Lanka


Um dos piores desastres ambientais no Sri Lanka está causando grande poluição marinha. A causa é um incêndio no navio porta-contêineres X-Press Pearl.

O acidente aconteceu último dia 25, quando uma enorme explosão atingiu o navio ancorado próximo à Colombo, maior cidade e centro financeiro do Sri Lanka. A tripulação formada por 25 pessoas teve que ser evacuada rapidamente, mas 2 trabalhadores ficaram feridos, como informa o Fazcomex.

O navio transportava cosméticos e produtos químicos como ácido nítrico, soda cáustica, metóxido de sódio sólido, metanol e acetato de vinila.

De acordo com o @extinctionrebellion, as partículas de plástico (microplástico) provenientes do do navio que poluíram a Faixa Costeira da Província Ocidental do Sri Lanka, causará danos irreversíveis aos ecossistemas marinhos porque se dissiparão com o tempo e afetará a indústria pesqueira da região nos próximos meses.

Mas no momento, o vazamento do óleo da embarcação é a maior preocupação ambiental.

Além da poluição por plástico e óleo, existe também a possibilidade de chuva ácida devido aos gases produzidos na combustão dos produtos químicos presentes da embarcação.

Acidentes como estes não podem mais acontecer. É muito dano e vida inocente pagando.

Veja as fotos no post da Extinction Rebellion no Instagram.

Talvez te interesse ler também:

CPI do óleo derramado no Nordeste termina em pizza

STF valida lei que proíbe teste em animais no Rio de Janeiro

Não deixe passar a Mãe de Todas as Boiadas, assine a petição contra o PL3729/04




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...