O que Leonardo DiCaprio respondeu a Bolsonaro sobre incêndios na Amazônia?


Após as declarações do presidente Jair Bolsonaro e, também, do seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, de que Leonardo DiCaprio teria algum envolvimento com as queimadas que ocorreram este ano na Amazônia, o ator e ambientalista respondeu ao presidente brasileiro.

No último sábado, Bolsonaro acusou DiCaprio de financiar incêndios na Amazônia através de uma suposta relação entre o ator e ONGs que atuam na região. DiCaprio, notoriamente conhecido em todo o mundo como defensor e apoiador de causas ambientais, comentou, em sua conta no Instagram:

“Neste momento de crise para a Amazônia, apoio as pessoas do Brasil que trabalham para salvar sua herança natural e cultura. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilhante do compromisso e paixão necessários para salvar o meio ambiente.”

 

A polêmica declaração de Bolsonaro envolve, ainda, a ONG World Wildlife Fund, que, de acordo com o presidente, teria pago por imagens tiradas por bombeiros voluntários durante os incêndios catastróficos para usá-las com o intuito de pedir doações – uma delas feita por DiCaprio no valor de US $ 500.000. Bolsonaro disse sobre o ator: “Cara legal, certo? Dando dinheiro para incendiar a Amazônia”. A World Wildlife Fund negou ter recebido qualquer contribuição de DiCaprio, bem como ter obtido fotos dos bombeiros.

O caso está relacionado à recente prisão de quatro voluntários da brigada de incêndio de Alter do Chão (PA) acusados de incendiar a floresta com o objetivo de vender fotos do incêndio. As prisões foram amplamente criticadas por ONGs, ambientalistas e políticos.

DiCaprio em seu Instagram disse que continua “comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, governos locais, cientistas, educadores e público em geral que estão trabalhando incansavelmente para garantir Amazônia para o futuro de todos os brasileiros”.

Naturalmente, após essa declaração absurda, os usuários de redes sociais no mundo todo não deixaram por menos: vários memes começaram a circular fazendo alusão, inclusive, às manchas de óleo nas praias brasileiras serem oriundas do Titanic, em referência ao filme homônimo estrelado por DiCaprio.

 

Talvez te interesse ler também

A TERRA ESTÁ ATINGINDO O SEU LIMITE IRREVERSÍVEL: OS 9 EVENTOS QUE ESTÃO NOS LEVANDO AO COLAPSO

ÓLEO DO NORDESTE: AGORA SÃO 800 LOCALIDADES E O PROBLEMA ESTÁ LONGE DE TER SOLUÇÃO

EUROPA É O PRIMEIRO CONTINENTE A DECLARAR ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...