Você sabia que as bandeirinhas em carros ajudam a queimar mais combustível?


Com a Copa do Mundo 2014, as pessoas parecem ser tomadas por um sentimento de “nacionalismo” – infelizmente, não manifestado em outros momentos do ano – e começam a se vestir com as cores da bandeira nacional e, ainda mais intensamente, compram muitas bandeirinhas para expor sua torcida pelos jogos da Seleção Brasileira, seja ficando com os objetos nas mãos em estádios ou em casa; ou colocando nos carros.

Prejuízo para o meio ambiente

Aí é que mora o perigo – além de a fabricação desses produtos não ser confiável, em termos de sustentabilidade ambiental – quando você coloca a bandeirinha em seu carro, aquele objeto prejudica a aerodinâmica do veículo, você sabia? O que exige maior queima de combustível; consequentemente, lançando mais gases causadores do aquecimento global, na atmosfera.

A conclusão é que, quem desfila com as bandeirinhas em seus carros chega a queimar, em média, 3% de combustível extra, a cada hora.

Experiência com as bandeirinhas em veículos

Na copa de 2006, Dr. Antonio Filippone, da Universidade de Manchester, calculou que a queima extra de combustível chegaria ao patamar de 1.22 milhão de litros e ainda seria acompanhada da emissão de 3 milhões de quilos de carbono extras, apenas na Inglaterra.

E antes que os leitores aleguem que nós, do greenMe Brasil, somos uns chatos que não nos divertimos nunca, propomos um desafio: se o seu vizinho, para se divertir tivesse de jogar um monte de fumaça dentro de sua casa, você ficaria feliz? Pois bem, é assim que o planeta inteiro se sente, com esse aspecto de nossa “divertida” torcida pela Copa.

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...