Chove na Austrália! Finalmente chega a bomba d’água que doma o fogo e limpa o solo das cinzas e detritos


A chuva dá algum alívio aos australianos severamente provados pelos incêndios. Chove em Sidney, Melbourne e também nas próximas horas, fortes precipitações afetarão algumas áreas do sudeste da Austrália. Uma lufada de ar fresco para um país ajoelhado pelos incêndios que mataram pessoas, milhares de animais entre cangurus e coalas e estão causando uma seca preocupante. As temperaturas caíram: dos 40 graus foram registrados picos em torno aos 17 graus. Em Victoria, houve uma bomba d’água de verdade, como mostram as imagens que vêm da mídia local.

Vídeos e imagens da alegria trazida pela chuva brotam nas mídias sociais. Neste post, os bombeiros não retêm a emoção:

https://www.facebook.com/LeongathaCFA/videos/371192776995796/

Os meteorologistas, no entanto, mantêm os pés no chão. As chuvas são passageiras e as temperaturas devem aumentar já a partir da próxima semana.

Desde setembro, o país está arrasado. Trinta pessoas morreram e mais de um bilhão de animais foram queimados, 2 mil casas foram destruídas e cerca de 8,4 milhões de hectares de floresta foram perdidos.

Mas agora um vislumbre de esperança pode ser precisamente essa chuva que retém as cinzas nocivas que estão contaminando a água e colocando em risco o suprimento hídrico. A barragem que fornece a maior parte da água potável em Sydney, a maior cidade do país, foi coberta por lonas pelas autoridades para impedir que detritos e cinzas acabem em seu interior. Mas toda a área ao redor está queimada e sem vegetação e o pior poderia acontecer. É por isso que a chuva é providencial.

“Há toneladas de cinzas nessa bacia”, declarou Stuart Khan, professor da Universidade de New South Wales, especializado em qualidade e tratamento da água. “Não podemos conter tudo.”

Em muitas áreas, surgiram avisos que alertam sobre a baixa qualidade da água. Na cidade de Omeo, Victoria, foi até informado aos moradores que a água da torneira fervida não era suficiente contra a contaminação química, que, diferentemente dos microorganismos, não pode ser removida com a fervura.

A longo prazo, de fato, os nutrientes contidos nas cinzas, como fósforo e nitrogênio, podem estimular o crescimento de algas verde-azuladas, que às vezes produzem substâncias químicas tóxicas. Sem considerar, explicam os cientistas, que detritos e cinzas podem comprometer seriamente a vida aquática. As bactérias reduzem o oxigênio e acabam sufocando os peixes.

A chuva ajuda a apagar vários incêndios, mas ainda é muito cedo para dizer que o pior já passou”, diz Ben Shepherd, inspetor do Corpo de Bombeiros Rural de New South Wales.

Talvez te interesse ler também:

Incêndios na Austrália: chuva de cenouras e batatas-doces para alimentar os cangurus

Incêndios na Austrália foram previstos pelos cientistas há 13 anos

Como ajudar as vítimas da Austrália: pessoas, animais e florestas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...