Austrália: finalmente, o incêndio maior foi controlado. População espera por ‘bomba d’água’ que pode apagar as chamas


Os incêndios devastadores que atingiram as regiões do sul da Austrália, desde setembro até hoje, parecem finalmente estar com suas horas contadas.

Os bombeiros de Nova Gales do Sul disseram ter conseguido controlar um dos maiores incêndios na área montanhosa de Gospers, a noroeste da periferia de Sydney. Nessa área, as chamas ardiam incontrolavelmente havia três meses, durante os quais cerca de 8 mil km2 de terra foram destruídos.

Além disso, são esperadas chuvas intensas e pesadas no país, que devem pôr um fim ao pesadelo que os australianos vivem há meses.

Os bombeiros australianos, exaustos após meses de trabalho duro, mantêm os dedos cruzados e aguardam junto com os cidadãos a “bomba d’água” anunciada pelo Centro de Meteorologia de Nova Gales do Sul.

“Se a previsão das chuvas se concretizar, teremos todos os presentes de Natal, aniversário, noivado, aniversário, casamento e formatura reunidos em um. Dedos cruzados”, escreveu o NSW Rural Fire Service no Twitter.

A bela notícia, que esperamos ser confirmada, vem após cerca de quatro meses de incêndios que causaram a morte de pelo menos 27 pessoas e destruíram mais de 2 mil casas.

As chamas atravessaram as áreas arborizadas do sul da Austrália, escapando ao controle dos bombeiros, devido ao clima particularmente seco e aos ventos fortes.

Nos últimos meses, os incêndios devastadores queimaram cerca de oito milhões de hectares de terra, principalmente florestas de eucalipto e savana, e resultaram na morte de pelo menos um bilhão de animais selvagens, domésticos e agrícolas.

Normalmente, neste período, na região de Sidney, o índice médio de precipitação é de 102 milímetros. No entanto, hoje são verificadas chuvas de pouco mais de 6 milímetros.

A emergência ainda não acabou, uma vez que ainda existem cerca de cem incêndios ativos, dos quais 40 ainda não foram contidos.

A partir de hoje, no entanto, e nos próximos dias, está prevista a chegada do ciclone Claudia, que trará fortes chuvas para as regiões ocidentais da Austrália e que, esperamos, se estenda para o sul do país. Nesse caso, os bombeiros receberiam enorme ajuda para domar os incêndios ainda ativos.

Daqui, vamos também cruzar nossos dedos, pela Austrália e por todos os australianos.

Talvez te interesse ler também:

Incêndios na Austrália: chuva de cenouras e batatas-doces para alimentar os cangurus

Incêndios na Austrália foram previstos pelos cientistas há 13 anos

Antes e depois da Ilha Kangaroo na Austrália: o impacto devastador dos incêndios florestais!

Fonte foto




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...