Máquinas enormes retiram e replantam árvores sem danificá-las


Se você tem uma árvore de estimação e precisa mudar de casa, saiba que pode levá-la contigo para o novo local, mesmo que a sua árvore seja enorme. Talvez você nunca tenha pensado na possibilidade de mudança de uma árvore, mas isso hoje em dia não somente é possível como necessário se estivermos falando de desmatamento para construção de obras públicas, por exemplo.

As árvores são essenciais para o nosso planeta, fornecendo sombra, melhorando a qualidade do ar e contribuindo para a biodiversidade. Contudo, em certas situações, pode ser necessário mover árvores gigantes de um local para outro. Antigamente, esse processo era difícil e arriscado, muitas vezes resultando em danos irreparáveis às árvores. Mas, graças a avanços tecnológicos, surgiram máquinas poderosas projetadas especificamente para desenterrar árvores gigantes e replantá-las em novos locais.

Essas máquinas diferem em seus aspectos gerais e abordagens, permitindo que árvores antigas e preciosas sejam movidas com sucesso, contribuindo para a preservação do verde em áreas urbanas e em projetos de paisagismo.

Conheça algumas dessas máquinas e suas características distintas.

Arborlift

Arbolift é uma tecnologia patenteada capaz de escavar, levantar e mover árvores inteiras sem causar danos. Pode lidar com árvores de raízes de até 11 metros de diâmetro e um peso máximo de quase 500 kg! É uma das maiores máquinas de mudar árvores (chamadas “pás de árvores”) existentes no mundo.

Big John

Big John é uma pá de árvore montada em um caminhão 4 x 4 de 1,6 m. Possui mandíbulas que mergulham no solo para extrair a árvore e suas raízes de uma só vez. Pode lidar com árvores de até 1,6 metros de diâmetro e um peso máximo de 2.500 kg.

Optimal 1100

É uma máquina de movimentação de árvores montada na traseira de um veículo, como uma carregadeira compacta. A diferença desta máquina é que ela é especialmente projetada para árvores de raízes fibrosas. Pode arrancar árvores de até 500 kg de peso com caules de 110 cm de largura.

Curved Blade 100

Esta é uma outra máquina incrível de transporte e replante de árvores, um verdadeiro monstro. Seu nome significa lâmina curva 100. Trata-se de uma pá montada na traseira de um caminhão, capaz de mover árvores de cerca de até 30,5 cm de diâmetro, com segurança

Este vídeo como essa máquina fabricada pela Dutchman Industries funciona:

 

Stocker 8

Stocker 8 é o nome do gigante de 2,16 metros de diâmetro capaz de remover árvores de até cerca de 30 cm de diâmetro, com segurança.

Transplantadeiras no Brasil

No Brasil também existem empresas que fazem mudança de árvore (as chamadas transplantadeiras). Um exemplo vem da prefeitura de Betim, MG. A máquina não é um colosso como as estrangeiras, mas ainda assim permite transplantar árvores de pequeno porte com segurança.

 

E aí? Gostou de saber que existem máquinas capazes de mover grandes árvores com segurança, permitindo a preservação do meio ambiente em projetos de paisagismo, urbanização e em obras públicas? Pois é! Desmatar nunca mais!

Fonte: Interesting Engeneering

Talvez te interesse ler também:

30% de cobertura de árvores nas cidades reduziria calor extremo e mortes

O bordado nas copas das árvores da Malásia: imagens espetaculares

Abraçar árvores diferentes produz curas específicas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...