Dia Mundial da Água 2023: Seja a mudança que você deseja ver no Mundo


Abundante, necessária, vital. Ela compõe o organismo dos seres vivos e é um dos elementos principais do Planeta Terra. Porém, embora exista em abundância e em todos os lugares, ela é um recurso finito, especialmente a água doce que alimenta, limpa e sacia a sede. Por esse motivo se faz urgente pensar em formas de preservação de um dos mais importantes recursos naturais: a água. E é pensando nisso que a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Mundial da Água, em 22 de março.

O direito à água potável é um direito humano

Embora o acesso à água seja um direito humano, milhões de pessoas enfrentam escassez de água potável.

O desperdício, a poluição e as mudanças climáticas estão impactando no acesso das pessoas aos recursos hídricos. Uma das principais motivações da data criada pela ONU é conscientizar a todos e promover medidas para o enfrentamento da crise de água, que já está instalada.

Faça a sua parte! A fábula do Beija-Flor

Nesse ano, o tema escolhido pela Organização é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Para uma melhor conscientização, esse ano a ONU está utilizando a figura do Beija-Flor como símbolo. A escolha dessa ave deve-se à fábula do Beija-Flor que ao tentar sozinho apagar um incêndio na floresta, ouve que é loucura o que está fazendo. Em resposta ele diz: Estou fazendo o que posso!

Entre os dias 22 e 22 de março, a ONU vai organizar a Conferência sobre a água, em Nova York, um dos eventos mais importantes sobre o tema nas últimas décadas, e que visa convidar as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao consumo e uso de água e assumirem compromissos de melhorar o trato com os recursos hídricos.

Sociedade civil, governantes, instituições e líderes das mais variadas áreas estão convidados a participar dessa importante discussão. Após o encerramento do evento, a ONU lançara o documento “Agenda de Ação para Água”, que vai reunir as contribuições de todos os participantes a respeito do tema. Essa agenda vai ajudar a mobilizar a sociedade e os governos para a importância da preservação e uso consciente da água.

Fontes:

  1. UNESCO
  2. ONU
  3. Consorcio PCJ

Talvez te interesse ler também:

20 dicas para economizar água no dia a dia e como ensinar as crianças sobre o seu uso consciente

Como fazer banheiro seco, economizar água e compostar dejetos

Cozimento passivo: reduz pela metade o consumo de água e gás




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...