Beija-flores são as aves mais coloridas do planeta, diz estudo


Graças a uma série de experimentos e comparações, uma equipe de pesquisa mostrou que os beija-flores são as aves mais coloridas do planeta.

O estudo analisou as cores de mais de 110 espécies de aves coloridas e concluiu que os beija-flores são os mais coloridos, apesar do pequeno tamanho (o menor pesa pouco mais de 2 gramas por 6 centímetros de comprimento) que dificultava enxergar a enorme diversidade de cores desses espécimes multicoloridos.

O estudo foi realizado por cientistas do Museu Peabody de História Natural e do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da prestigiosa Universidade de Yale.

Eles chegaram à essa conclusão após estimar a gama de cores da plumagem dos beija-flores da família Trochilidae, analisarando mais de 1.600 espectros de refletância de 116 espécies, resultando em um cálculo preciso da variabilidade de cores.

Comparando os resultados obtidos em beija-flores com aqueles encontrados em outros grupos de aves coloridas (papagaios, passarinhos, etc), o estudo revelou que quase 85% da variedade de cores conhecidas por todas as aves também estava presente nos beija-flores.

Os pesquisadores observaram também que a maior variedade de cores encontrava-se na cabeça e na garganta das aves. Essas são as partes do corpo mais expostas durante as danças de acasalamento e de interações sociais em geral.

“Os beija-flores usam a cor estrutural das bárbulas que envolve camadas de melanossomos dentro dos filamentos das penas que, quando combinadas em espessuras variadas, produzem uma ampla gama de cores. Esse tipo de cor estrutural das bárbulas parece ser único porque os melanossomos do beija-flor são incomumente em forma de disco e ocos, o que permite a criação de cores muito saturadas”, explicou ao IFLScience a professora Gabriela Venable, principal autora do estudo.

Ou seja, os beija-flores têm a capacidade de criar vários espectros combinando várias cores, produzindo outras novas.

Assim como vemos os beija-flores super coloridos, eles também veem o mundo super colorido:

Os detalhes da pesquisa “Hummingbird plumage color diversity exceeds the known gamut of all other birds” foram publicados na revista Communications Biology da Nature.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer bebedouro para pássaros e beija-flores

O arco-íris luminoso nas asas de um beija-flor nas incríveis fotos de Christian Spencer

As pétalas desta flor parecem pequenos beija-flores

Como atrair beija-flores para o seu jardim (lista de plantas)

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...