O mundo é muito mais colorido aos olhos de um beija-flor. Ele vê cores que você nem imagina

O mundo é muito mais colorido aos olhos de um beija-flor. Ele vê cores que você nem imagina

Parece até poesia, mas é a constatação de uma série de experimentos minuciosos feitos com beija-flores selvagens. Além de rápidos, impossíveis de serem observados em detalhes a olho nu, os beija-flores também são tetracromáticos. Ou seja, possuem quatro receptores de cores, enquanto nós humanos possuímos apenas três.

O estudo

Cientistas da Universidade de Princeton, no Colorado, EUA, realizaram estudos com beija-flores selvagens, utilizando câmeras de alta velocidade e alimentadores com cores e líquidos diferenciados.

Os alimentadores foram equipados com luzes de LED, as quais apresentavam uma sutil diferença de tons. O que estava abastecido com o líquido mais doce, tinha um tom de verde-UV, enquanto outro com água sem açúcar, tinha a cor verde normal.

Importante frisar que essa diferença de tom não é perceptível ao olho humano.

De acordo com a matéria publicada no site da National Geographic, o experimento foi realizado 19 vezes entre os anos de 2016 e 2018 e foram registrados 6.000 visitas de beija-flores.

Os cientistas observaram que os beija-flores escolhiam apenas o alimentador de sabor doce, independente dos dois serem verdes.

O mundo é muito mais colorido aos olhos de um beija-flor

De acordo com os pesquisadores, as cores ajudam os animais a selecionar os alimentos, parceiros e a evitar predadores.

Nós humanos somos tricromáticos, pois possuímos três cones receptivos que distinguem as cores azuis, verde e vermelho. Também conseguimos distinguir a cor roxa, pois fazemos uma junção entre o vermelho e azul. Coisa que alguns animais como cães e gatos, por exemplo, não conseguem porque são dicromáticos (cones verde e azul).

Para chegar no mundo colorido dos beija-flores, os cientistas analisaram várias cores de plumagem de pássaros e de plantas. Eles descobriram que os beija-flores enxergam 30% da plumagem das aves e 35% das cores das plantas em tons que os seres humanos não podem ver (espectrais).

Essa habilidade dos beija-flores serve para ajudá-los a identificar maior variedade de plantas e néctar. No entanto, outros estudos mostram que elas também são atribuídas às outras aves ativas durante o dia, e a vários peixes, répteis e invertebrados, conclui a matéria.

10 habilidades incríveis de algumas espécies do reino animal

Supostamente, nós humanos possuímos o terceiro cone (vermelho) porque os primatas desenvolveram apetite por frutos maduros.

O estudo com beija-flores é o caminho para entender a diversidade de cores na natureza, uma vez que não podemos vê-las com nossos próprios olhos.

Talvez te interesse ler também:

O arco-íris luminoso nas asas de um beija-flor nas incríveis fotos de Christian Spencer

Como atrair beija-flores para o seu jardim (lista de plantas)

Brasil: com a mudança climática beija-flores estão mudando seus comportamentos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *