Vacina para vaca reduzir emissões de metano é a nova aposta agro

Para reduzir as emissões na agropecuária, vacinas suprimem os micróbios que geram metano. no sistema digestivo das vacas e outros ruminantes.


O agro é pop! Inventam cada uma! Depois das máscaras contra arrotos poluentes, agora estão inventando vacinas contra emissão de metano (um dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global).

É um estágio inicial, mas algumas startups estão trabalhando nisso. A ideia é criar vacinas que acionem o sistema imunológico de um animal gerando anticorpos na saliva que suprimam o crescimento e a função de micróbios produtores de metano (metanógenos) no rúmen.

Embora a maioria de nós acredite que seja a flatulência da vaca o problema da emissão de gás CH4, são os arrotos dos ruminantes que causam grande impacto sobre o clima.

Acredita-se mais de um bilhão de bovinos do mundo têm aproximadamente o mesmo impacto climático que todos os veículos de passageiros do planeta.

Enfim, para resolver o problema, depois das máscaras contra arrotos, agora chegou a vez das vacinas.

Vacinas contra gases

Uma das empresas que está desenvolvendo esse tipo de vacina é a ArkeaBio. A startup recebeu US$ 12 milhões da Breakthrough Energy Ventures, um fundo monetário pelo clima iniciado por Bill Gates. A esperança é que esta vacina seja lançada em até 2025 ou 2026, mas existem outras empresas na corrida, como essa da Pastoral Greenhouse Gas Research Consortium na Nova Zelândia.

A vacina funcionaria reduzindo a ação dos micróbios que vivem no sistema digestivo das vacas e outros animais, e que gera gás metano. As vacinas estimulariam as vacas a gerar anticorpos contra esses micróbios.

É um mundo de artificialidades. As vacas não seriam um problemas se nós não tivéssemos desequilibrado toda uma biodiversidade criando vacas, galinhas e outros animais para o consumo humano. Agora, para resolver o problema que criamos pela superpopulação de certas espécies, inventamos novas artificialidades.

Outro exemplo é a carne de laboratório. Parece interessante mas o tiro pode sair pela culatra. Para manter laboratórios de alta tecnologia como são os de criação de carne sintética é preciso muita higiene, alta geração de energia e uma série de logísticas complicadas e custosas.

Ao que parece, a revolução não será bio, nem sustentável mas sim, artificial. Quem viver verá! Pobres animais!

Fontes:

  1. Fastcaompany
  2. ArkeaBio

Talvez te interesse ler também:

Por que os animais estão andando em círculo?

Democracia se aprende com as ovelhas: todos podem comandar

Gatos Selvagens Lindos, Misteriosos que Você nunca Ouviu Falar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...