São Paulo está à beira de um colapso no sistema de saúde. #FiqueEmCasa


O sistema hospitalar da cidade de São Paulo está muito próximo de entrar em colapso por causa das internações de pacientes com a Covid-19.

A expectativa é de que, em duas semanas, o sistema de saúde fique comprometido, informa o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido. Ele alerta que, caso a população não ajude a elevar a taxa de isolamento social – que está na faixa de 48%, sendo que deveria estar em 70% – não haverá leitos, informa a Agência Brasil.

De acordo com o boletim epidemiológico do último sábado (16), há 38.479 casos confirmados da doença, 135.348 casos suspeitos e 2.813 mortes em decorrência do novo coronavírus na capital paulista.

Já houve a ampliação de leitos na cidade e outros estão sendo providenciados, mas ainda assim serão insuficientes para atender a população, haja vista o grau de evolução da doença no momento. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, informou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  está em 90% e das enfermarias está em 76%.

Segundo a BBC, Covas disse que aqueles que estão infringindo as regras do isolamento social estão apostando uma “roleta russa” com a vida das pessoas.

“Todos os dias estamos abrindo novos leitos, porque nove em cada dez pacientes atendidos recebem alta, mas a taxa de contaminação na cidade segue em alta. Infelizmente, inverteu-se uma tendência de queda que vinha até o início de maio, que precisamos diminuir. Estamos nos aproximando dos momentos mais difíceis”, destacou o prefeito.

Talvez te interesse ler também:

Vai faltar leito: o coronavírus é real

O bicho tá pegando e não é hora de afrouxar a estratégia do isolamento social

Para evitar futuras pandemias: petição online para acabar com o comércio de animais silvestres




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...