Como funciona o pac-man gigante que irá engolir o lixo plástico dos oceanos (VÍDEO)


Aqui está o fabuloso projeto de Boyan Slat prestes a sair do papel: o Ocean CleanUp Array está finalmente pronto para limpar os oceanos “comendo” como um gigante pac-man o plástico que infelizmente está disperso por toda parte. O design foi modificado a partir do original, e agora, prometendo o inventor, está perfeito para cumprir sua missão.

O engenhoso sistema, inventado há 5 anos por um garoto de então 19 anos, é hoje um tubo de 600 metros de comprimento com uma espécie de “ancinho” de 3 metros preso ao interior, capaz de capturar os resíduos como no videogame. No famoso jogo dos anos 80, o pac-man engolia todos os muitos pontinhos espalhados ordenadamente dentro de um labirinto. Hoje uma realidade que recorda o jogo, poderia mudar o destino dos nossos mares.

O sistema de captura sofreu várias mudanças desde 2013: alguns protótipos anteriores, por exemplo, tinham uma plataforma ancorada e uma barreira flutuante em forma de V que “passivamente” reunia o plástico junto com o vento e as correntes oceânicas. Mas testes mostraram que ventos, ondas e correntes eram “mais pesadas” para o sistema do que se pensava inicialmente.

É por isso que Slat redesenhou o novo equipamento sem ancorar. “Tanto o plástico quanto o sistema são transportados pela corrente – lê-se no site da empresa – No entanto, o vento e as ondas só empurram o aparelho, porque o flutuador está logo acima da superfície da água, enquanto o plástico está localizado especialmente abaixo. Portanto, o sistema se move mais rápido, permitindo a captura de resíduos”.

O dispositivo também é equipado com luzes de energia solar, sistemas anticolisão, sensores, câmeras e antenas de satélite, para que ele possa comunicar sua posição a qualquer momento. O plástico capturado será coletado de um navio com ciclos de alguns meses. Os resíduos serão então separados para serem reciclados, sempre que possível, a fim de obter novos produtos.

O Ocean CleanUp Array será oficialmente o primeiro sistema automatizado para coletar plásticos nos oceanos e é o trabalho da engenhosidade (e boa vontade) de um adolescente.

Querer é poder! Um mundo é melhor possível!

Sobre o plástico x mares e oceanos, leia também:

CHEGA DE CANUDO PLÁSTICO NO RIO DE JANEIRO: MULTAS PARA QUEM DESCUMPRIR A LEI

ESSES RAPAZES ESTÃO LIMPANDO O OCEANO DO PLÁSTICO (E TAMBÉM CRIANDO EMPREGOS)

ISTO NÃO É UM ATERRO, É O MAR DE SANTO DOMINGO. VEJA ONDAS DE LIXO EM UM VÍDEO CHOCANTE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...