As incríveis baratas-d’água gigantes super predadoras: comem de tudo, até serpentes

  • atualizado: 
barata-d'água gigante

Nem todos os insetos são pequenos, fugazes e pouco visíveis, e nem todos os insetos comem alimentos minúsculos ao seu alcance. Alguns, aquáticos, são tão grandes que podem comer tartarugas, patos e até serpentes venenosas. O incrível trabalho de pesquisa sobre baratas-d'água é de Shin-ya Ohba, professor adjunto da Universidade de Nagasaki.

Como as aves de rapina, ou como os grandes predadores da savana, esses insetos realmente comem tudo o que encontram, aguardando as presas em potencial com paciência e astúcia. E eles estão em todo o mundo, incluindo cerca de 150 espécies conhecidas. Os maiores exemplares, de nome científico Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem exceder 10 centímetros de comprimento.

Grandes, portanto, gigantes se pensarmos que eles são "apenas" insetos, mas não enormes em um sentido absoluto (certamente não como os da pré-história). No entanto, essas criaturas extraordinárias não têm medo de nada. Elas atacam a presa mais impensável, até mesmo as tartarugas.

Insetos aquáticos, mas não peixes. Na verdade, eles respiram o oxigênio do ar, mas se acomodam nas plantas aquáticas e o fazem "mergulhando" através de uma espécie de bocal colocado nas costas. Desta forma, eles esperam pacientemente por suas presas, que atacam assim que elas estiverem suficientemente perto.

barata d agua predando

Foto: Entomological Science

E a predação é terrível: essas baratas d'água são agressivas, rapidamente sacodem suas patas dianteiras e agarram a criatura com as outras. A essa altura, elas perfuram suas presas com uma tromba semelhante a um punhal, injetando enzimas e, às vezes, substâncias químicas anestésicas. A este ponto, o "cozimento" está pronto e a comida pode ser degustada com calma. Para presas maiores, a refeição pode durar várias horas.

Mas aqui está uma raridade do mundo dos insetos: as baratas-d'água machos são os principais responsáveis pelo cuidado dos ovos. Algumas vezes, para garantir a preservação da espécie, as fêmeas colocam seus ovos diretamente nas costas dos machos protetores.

barata d agua 2

E se isso não bastasse para você se simpatizar com esse incrível inseto...saiba que a barata-d'água, assim como qualquer outra espécie, tem seu importante papel na biodiversidade da Terra. Baratas-d'água vivem em águas doces e limpas.

Podemos conservar ecossistemas inteiros por meio da conservação de baratas-d’água gigantes”, diz Ohba ao National Geographic, se referindo ao fato que este inseto pode ser predado por espécies invasoras, como os lagostins e as rãs-touro, que conseguem proliferar em águas menos limpas ou poluídas. 

Serpentes venenosas em guarda! Até mesmo um inseto pode se alimentar de vocês. Davi e Golias realmente existem na natureza. Mas nem é o primeiro caso!

E para finalizar há quem se alimente das "terríveis" baratas-d'água. Às vezes são elas é que viram presas: de peixes grandes, tartarugas, patos e até de gente, pois há quem aprecie este inseto frito! 

O trabalho de Shin-ya Ohba foi publicado na revista Entomological Science.

Talvez te interesse ler também:

VOLTAMOS AO CLIMA DO PLIOCENO: CO2 ALTO COMO HÁ 3 MILHÕES DE ANOS. UM ESTUDO CHOCANTE

DESCOBERTA MENARA, A ÁRVORE TROPICAL MAIS ALTA DO MUNDO

TRINTA CISNES ENCONTRADOS MORTOS POR CAUSA DO PÃO JOGADO POR TURISTAS

Fonte foto

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!