“Grávidos”: cavalo-marinho macho pode gestar e dar à luz aos seus filhotes


O cavalo-marinho é um animal incrível e surpreendente!

Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis: onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e dão à luz aos filhotes.

Apesar do nome, esses animais são peixes ósseos pertencentes à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. Possuem o formato anatômico do corpo bem diferente dos peixes que geralmente conhecemos, podendo ser encontrados em águas litorâneas e regiões estuarinas.

Mas a questão é: por quê e como esses machos adquiriram este papel que, normalmente, acontece com as fêmeas?

Como os cavalos-marinhos se reproduzem

Além de chamarem atenção por sua forma corporal, os cavalos-marinhos também são conhecidos por sua forma de reprodução. Ela começa com um ritual de acasalamento e finaliza com a gravidez dos machos.

Quando macho e fêmea se encontram, iniciam um tipo de dança de acasalamento, onde travam suas caudas até conseguirem alinhar seus corpos. Neste momento é que a fêmea deposita seus ovos na bolsa do macho.

Com os ovos implantados em sua bolsa abdominal, os machos liberam espermatozoides que os fecundam. A partir da fecundação, eles se desenvolvem até estarem prontos para o nascimento.

A bolsa dos machos é um órgão complexo, com várias características para o desenvolvimento do embrião, atuando na regulação da temperatura, do fluxo sanguíneo e da salinidade da água, garantindo assim que os filhotes estejam preparados para a vida no oceano.

Troca de papeis

Por que os machos exercem uma função que é natural nas fêmeas?

Para os pesquisadores, a gravidez nos machos seria uma forma de produzirem mais filhotes viáveis uma vez que tem um cuidado parental durante todo o desenvolvimento embrionário.

Assim, também, a fêmea pode produzir rapidamente mais ovos. Além disso, o compartilhamento de carga seria outra explicação, uma vez que gerar filhotes requer energia.

As fêmeas utilizam da sua energia para nutrir os ovos produzidos, assim o pai ficaria responsável por proporcionar um ambiente seguro e controlado ao desenvolvimento do embrião. Ao carregar seus próprios filhotes é a garantia da paternidade e de transmissão da carga genética.

Evolução

A partir de estudos genéticos, os pesquisadores chegaram à resposta de que os machos de cavalos-marinhos engravidam por questões evolutivas.

De acordo com as pesquisas, a gravidez masculina é resultado de várias mutações genéticas independentes, em que as características foram transmitidas através de gerações.

Em um estudo genético com Hippocampus comes (cavalo-marinho-cauda-de-tigre), foi identificado um gene específico associado à eclosão dos embriões. Para os pesquisadores, durante a evolução dos cavalos-marinhos, uma provável duplicação desses genes pode ter ocorrido, o que teria dado origem à gravidez nos machos.

Outra pesquisa estudou os genes presentes na bolsa de machos da espécie Hippocampus abdominalis e identificou mais de 3 mil genes diferentes envolvidos no processo de gravidez.

Estes genes permitem que os machos forneçam nutrientes para os embriões em desenvolvimento, função até então realizada apenas pelas fêmeas durante a produção dos ovos. Esses nutrientes são ricos em gorduras e cálcio, o que permite ao embrião construir seus esqueletos e anéis corporais ósseos.

Os cavalos-marinhos são espécies raras e a evolução da gravidez em machos tem muito a oferecer ao conhecimento do mundo animal.

No reino animal tudo pode acontecer!

https://youtu.be/rFu6_wby2tE

Talvez te interesse ler também:

Nem todo mundo sabe, mas bastam alguns segundos fora da água para as estrelas-do-mar morrerem 

‘Cocaína aquática’: o remédio natural chinês que está levando duas espécies marinhas à extinção 

10 animais marinhos em extinção 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...