Biodiversidade

Abelhas do mar - como se polinizam as plantas marinhas

erva marinha
  • Escrito por Alice Branco

Polinização é a fertilização de flores femininas por gâmetas masculinos, pólen. Esse processo ocorre nas plantas, todas, sejam terrestres ou marítimas - algumas vezes a polinização depende do vento, outras requer da ajuda de animais polinizadores. No ar, os polinizadores são abelhas e outros insetos que, de flor em flor, fazem o leva-e-trás do pólen. Nas águas, vamos ver como acontece.

Mais de 160 novas espécies foram descobertas no Grande Mekong

novas espécies descobertas
  • Escrito por Felipe Chaves

Formas inusitadas, cores incríveis e hábitos inesperados são apenas algumas das características das novas espécies de animais e plantas recém-descobertas na região do Grande Mekong. Ao todo, são pelo menos 163 novas espécies registradas ao longo do sudeste asiático que incluem plantas, répteis, peixes e mamíferos. A descoberta desperta fascínio e, principalmente, atenção quanto à sua preservação.

Cauda de dinossauro com penas: uma descoberta histórica

penas-dinossauro-ambra
  • Escrito por Redação

Uma pena de dinossauro preservada em âmbar, um tesouro para os paleontólogos, fora encontrada em 2015 em um mercado de âmbar em Myanmar, vendida como curiosidade pois acreditava-se que a inclusão na peça fosse de uma planta.

Linda e com um veneno único que pode ajudar a tratar a dor

calliophis-bivirgatus
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Algumas pessoas sentem pavor de cobras e outras se sentem encantadas por elas. As cobras são animais enigmáticos que nos provocam curiosidade. Uma das espécies que causa muito fascínio é a cobra coral azul, Calliophis bivirgatus. Isso se deve por sua exuberante beleza.

Living Planet Report 2016: biodiversidade em risco

Biodiversidade
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Muitas espécies animais e vegetais estão sendo ameaçadas de extinção pelo ser humano, o que coloca em risco a biodiversidade no planeta Terra. Isso não é uma especulação, mas um dado que acaba de ser divulgado no relatório do The Living Planet Report 2016 (Planeta Vivo, em tradução livre).

56 novas espécies descobertas na Amazônia - é a biodiversidade sendo estudada

novas-espécies-amazônia
  • Escrito por Alice Branco

Notícia boa é quando a gente, humanos, descobre as maravilhas da nossa Terra. Uma expedição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, na Serra da Mocidade, em Roraima, descobriu já 56 novas espécies animais e vegetais em um maciço montanhoso há 2 mil metros de altitude.