Biodiversidade

21 de setembro: Dia da Árvore: comemore plantando uma árvore! 

plantar árvore
  • por Deise Aur

Sem as árvores não haveria condições de existir vida em nosso planeta, por isso, além de um dia comemorativo do calendário dedicado a este ser vivo do Reino Vegetal, é necessário valorizar, cuidar e plantar mais árvores, pois elas purificam o ar, embelezam a paisagem e trazem mais abundância à nossa existência!

Dracula simia: a orquídea em forma de macaco

orquídea macaco
  • por Redação

Dracula simia, a “orquídea-macaco”. Trata-se de uma espécie particular de orquídea cuja coroa, combinada com os pistilos e a coloração particular das pétalas, parece dar forma ao que se assemelha muito à cara engraçada de um pequeno macaco.

Número de animais das florestas reduziu mais da metade, alerta WWF

arara-azul
  • por Gisele Maia

A WWF, Fundo Mundial para a Natureza, publicou recentemente a primeira avaliação global da biodiversidade florestal. O relatório, intitulado "Bellow the Canopy" (“Abaixo da Copa das Árvores”, em português), alerta para a drástica redução do número habitantes das florestas. De acordo com o chamado Índice Específico de Florestas, as populações monitoradas de aves, mamíferos, anfíbios e répteis apresentaram um declínio médio de 53% desde a década de 1970.

Baratas, micróbios e ervas daninhas serão os prováveis herdeiros do planeta Terra

Baratas
  • por Gisele Maia

Quais espécies têm maiores chances de sobreviver à crise climática? Christine Ro fez essa pergunta a diversos cientistas e escreveu um artigo, publicado recentemente na BBC, sobre as respostas obtidas. Os pesquisadores foram unânimes ao afirmar que o ser humano dificilmente estará entre os sobreviventes que herdarão a Terra arrasada.

As pétalas desta flor parecem pequenos beija-flores

Crotalaria cunninghamii
  • por Redação

Elas se parecem com pequenos beija-flores, mas são as inflorescências da crotalária, planta leguminosa nativa da Austrália e também conhecida com o nome de green birdflower.

Heracleum mantegazzianum, a planta tóxica que provoca queimaduras e até cegueira

Heracleum mantegazzianum
  • por Redação

Ela já foi tema do GreenMe Itália mais de uma vez, seja porque entendemos a importância de alertar para seus perigos, seja para reportar casos de pessoas que tiveram sérias lesões na pele ao entrar em contato com ela. Só no mês passado, diversos veículos ingleses e americanos - como The Sun, Herald Times Reporter e Newsweek - publicaram matérias sobre casos envolvendo a apelidada "planta mais perigosa do Reino Unido". Mas, afinal, por que é tão temida e capaz de causar tantos danos?