Biodiversidade

Lições da natureza: para fugir de predadores, lagarto abandona sua pele

Geckolepis megalepis
  • Escrito por Gisella Meneguelli

A natureza é perfeita mesmo! Quanto mais nos inteiramos dela, reconhecendo que somos apenas mais uma espécie entre tantas, vamos nos dando conta de que nossa inteligência não é assim tão especial! Por exemplo, na hora do perigo, este lagarto deu show de estratégia para escapar do predador.

Frutas do cerrado: conheça e preserve!

frutas do cerrado
  • Escrito por Alice Branco

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro - e está ameaçado pelo avanço dos interesses da agroindústria - soja e gado, especialmente. Mas, nós sequer conhecemos tudo o que tem nesse tesouro natural de flora e fauna. Só em frutos comestíveis, segundo a pesquisa que fiz, já se conhecem 227 distintos.

Abelhas do mar - como se polinizam as plantas marinhas

erva marinha
  • Escrito por Alice Branco

Polinização é a fertilização de flores femininas por gâmetas masculinos, pólen. Esse processo ocorre nas plantas, todas, sejam terrestres ou marítimas - algumas vezes a polinização depende do vento, outras requer da ajuda de animais polinizadores. No ar, os polinizadores são abelhas e outros insetos que, de flor em flor, fazem o leva-e-trás do pólen. Nas águas, vamos ver como acontece.

Mais de 160 novas espécies foram descobertas no Grande Mekong

novas espécies descobertas
  • Escrito por Felipe Chaves

Formas inusitadas, cores incríveis e hábitos inesperados são apenas algumas das características das novas espécies de animais e plantas recém-descobertas na região do Grande Mekong. Ao todo, são pelo menos 163 novas espécies registradas ao longo do sudeste asiático que incluem plantas, répteis, peixes e mamíferos. A descoberta desperta fascínio e, principalmente, atenção quanto à sua preservação.