Biodiversidade

Pyrosomas - bichos que não se conhece (VÍDEO)

Pyrosomas
  • por Alice Branco

Tem tanta coisa na natureza que não conhecemos que, muita gente sequer imagina o tamanho da destruição que a poluição pode causar. Claro, se não se sabe o que existe em determinado lugar, como se comover com o seu desaparecimento, não é?

Brasil - maior diversidade de árvores do planeta, diz estudo da BGCI

Brasil diversidade de árvores
  • por Alice Branco

A biodiversidade em árvores é uma estimativa que avalia a quantidade de espécies arbóreas ocorrentes em um determinado território. E é no nosso país que essa biodiversidade é maior. Grande responsabilidade é a nossa na preservação desse patrimônio da humanidade, não?

O cerrado é o bioma que abastece de água o Brasil inteiro

cerrado
  • por Alice Branco

Parece exagero afirmar de que o cerrado abastece de água o país inteiro - só que não é exagero nenhum essa afirmação do antropólogo baiano Altair Sales Barbosa que hoje choca a mídia. E, é bom que choque mesmo porque, do jeito que a coisa vai, a recuperação do cerrado e suas funções ambientais está quase irreversível.

Este peixe se defende deixando seus predadores calminhos/calminhos

Blackline Blenny
  • por Alice Branco

Cada qual se defende como pode - essa é uma lei natural que permite a sobrevivência das espécies quando se deparam com seus predadores. Mas, esse peixinho pequeno, o Blackline Blenny ou Meiacanthus nigrolineatus, se defende injetando um potente opiáceo através de seus caninos avantajados.

Baobá: Propriedades e Curiosidades Desta Árvore Tão Majestosa

Baobá
  • por Alice Branco

Toda planta é útil e o mais importante é a gente conhecer as suas propriedades. O baobá não é planta que se cultive no Brasil mas, muitos povos o usam como alimento e medicina. Conheça aqui algumas histórias interessantes sobre os baobás.

Chile cria ecorregião de 11.000 km2 para a conservação da vida marinha

Ilha Juan Fernandez
  • por Alice Branco

A alfonsina, o roughy laranja (Hoplostethus atlanticus) e o bacalhau, bem como uma variedade de espécies de ambientes frágeis, fazem parte do ecossistema que agora está localizado na nova Área Marinha Protegida de Usos Múltiplos (AMCP-MU) chamada "Mar de Juan Fernandez ", colocado no arquipélago do mesmo nome.

Baía de Guanabara ainda tem vida selvagem preservada

Baía da Guanabara
  • por Alice Branco

As áreas de preservação da Baía de Guanabara - Unidades de Conservação (UCs), remanescentes da baía original: a Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim e a Estação Ecológica de Guanabara (conheça a história das duas últimas, aqui) - são os nichos de preservação ambiental de que vamos falar aqui. Os dados são do primeiro censo de vida na região - contagem de espécies animais feita desde 2008.