Biodiversidade

Coma Pinhão para Salvar a Araucária da Ameaça de Extinção

pinhão
  • por Alice Branco

Que tal comer pinhões para ajudar a recuperar as araucárias? Esta pode ser uma maneira de se preservar, e aumentar, a área com araucária, o pinheiro-do-paraná, árvore que já está na lista das espécies ameaçadas de extinção. E por quê? Porque se nós, consumidores queremos comer o pinhão, fruto da araucária, então essa espécie terá valor (monetário) para o mercado.

Incêndio no parque Doñana na Espanha, patrimônio da Unesco em chamas

  • por Redação

Após o desastroso incêndio na vizinha Portugal, as chamas não pouparam o Parque Nacional Doñana, na Espanha, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994. A área atingida é da cidade de Moguer, na província de Huelva, Andaluzia, às portas do parque, onde mais de 2.000 pessoas foram evacuadas.

Chega de comer orquídeas: espécies em risco por conta do comércio ilegal

orquídea
  • por Redação

Uma planta delicada que precisa de cuidados e precauções, mas que pode durar muito tempo. Falamos das orquídeas mas, desta vez para denunciar duas práticas: o comércio de espécies raras e o seu uso culinário. Por causa de ambas as práticas hoje, as orquídeas mais bonitas e raras, estão ameaçadas de extinção.

Pyrosomas - bichos que não se conhece (VÍDEO)

Pyrosomas
  • por Alice Branco

Tem tanta coisa na natureza que não conhecemos que, muita gente sequer imagina o tamanho da destruição que a poluição pode causar. Claro, se não se sabe o que existe em determinado lugar, como se comover com o seu desaparecimento, não é?

Brasil - maior diversidade de árvores do planeta, diz estudo da BGCI

Brasil diversidade de árvores
  • por Alice Branco

A biodiversidade em árvores é uma estimativa que avalia a quantidade de espécies arbóreas ocorrentes em um determinado território. E é no nosso país que essa biodiversidade é maior. Grande responsabilidade é a nossa na preservação desse patrimônio da humanidade, não?