Biodiversidade

Por que você não deve recolher e levar pra casa as conchas do mar

conchas na praia
  • por Deise Aur

As conchas que aparecem vazias na areia da praia, antes abrigaram seres vivos como moluscos e animais de corpo mole, servindo como carapaças protetoras ou esqueletos externos para eles. Mesmo vazias, elas ainda continuam desenvolvendo um papel importante para o equilíbrio do ambiente no qual se encontram. Veja por que não é uma boa ideia recolher e levar para casa as conchinhas do mar, por mais bonitinho ou inocente que este gesto pareça ser. 

Árvore da morte existe! Conheça esse perigo!

Árvore da morte
  • por Gisella Meneguelli

Você deve estar achando estranho o título deste artigo, já que à árvore é, geralmente, associada a vida. Entretanto, existe uma espécie que tem a alcunha de ser a árvore da morte!

As plantas que evoluíram para manipular formigas e serem defendidas

plantas e formigas
  • por Redação

As plantas são chatas, elas ficam ali paradas, realizando a fotossíntese enquanto os animais se divertem, se movem, se perseguem e admiram o mundo. Tudo falso! Embora tendamos a acreditar na monótona vida das planta, a verdade é que elas desenvolveram características específicas para se tornarem atraentes para as formigas, manipulando-as para serem defendidas por estas.

Plantas sentem dor, sim senhor: novo estudo confirma!

Plantas sentem dor
  • por Gisella Meneguelli

Você já parou para pensar se as plantas sentem dor? Nenhum estudo havia comprovado essa capacidade sensorial das plantas, porque elas não têm sistema nervoso. Mas a ciência acaba de descobrir algo inédito sobre esses seres!

Mãe Neandertal, pai Denisovan: descoberto o primeiro hominídeo híbrido da história da humanidade

hominídeo híbrido
  • por Redação

Cerca de 90.000 anos atrás, uma garota vivia nas Montanhas Altai, uma área remota localizada na atual Rússia. A jovem morreu quando tinha apenas 13 anos e seus ossos estavam escondidos em uma caverna. Ao analisá-los, os cientistas fizeram uma descoberta extraordinária: era na verdade a filha de um casal pouco convencional formado a partir de dois hominídeos extintos, um Neandertal e um Denisova.