Nova Espécie de “Quaresmeira” Descoberta na Região da Grande São Paulo


Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram uma nova espécie de árvore conhecida como Quaresmeira. Esta descoberta foi realizada pelo Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, na região da Grande São Paulo.

©UFPR

©UFPR

As quaresmeiras e os manacás-da-serra, árvores conhecidas por suas flores rosa e roxo que florescem no final do verão, são comuns em muitas cidades do Brasil. No entanto, a quaresmeira recebeu seu nome devido à sua floração próxima à Páscoa e após o Carnaval. A nova espécie, denominada Pleroma curucutuense, apresenta características semelhantes às quaresmeiras, mas possui um porte menor, flores reunidas em inflorescências e pétalas roxas com a porção basal branca.

Esta nova espécie foi descoberta por pesquisadores da UFPR, liderados pelo especialista Fabrício Schmitz Meyer, e sua descrição foi publicada na revista Phytotaxa. O nome, Pleroma curucutuense, homenageia o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, onde foi encontrada pela primeira vez.

Esta região é reconhecida como o único local de ocorrência conhecido da espécie até o momento. Embora a descoberta represente um avanço no conhecimento da biodiversidade, há preocupações com a possível extinção da espécie devido à sua distribuição restrita.

Os pesquisadores acreditam que a planta pode estar amplamente distribuída dentro do próprio núcleo em que foi encontrada, mas a sua presença fora desta área é improvável. O achado da nova espécie em uma região densamente urbanizada como a Grande São Paulo ressalta a importância da preservação de áreas naturais próximas a grandes centros urbanos.

O Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange parte da região metropolitana da baixada santista e da grande São Paulo, é reconhecido pela sua rica vegetação, contando com mais de 512 espécies nativas já catalogadas em seus campos de altitude.

Saiba mais no artigo do Jornal Ciência da UFPR

Talvez te interesse ler também:

Descubra 10 Curiosidades Fascinantes sobre a Floresta Amazônica

Eunectes akayima: Nova Espécie de Sucuri Descoberta na Amazônia é a Maior do Mundo!

A poluição destrói o perfume das flores e impacta na polinização




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...