Eunectes akayima: Nova Espécie de Sucuri Descoberta na Amazônia é a Maior do Mundo!

Uma descoberta emocionante agita as profundezas da Floresta Amazônica: uma nova espécie de sucuri foi encontrada no coração da Amazônia equatoriana. Batizada de sucuri-verde-do-norte (Eunectes akayima), essa impressionante cobra se tornou a maior e mais pesada do mundo.

Eunectes akayima ©UNIVERSITY OF QUEENSLAND

Uma equipe internacional de pesquisadores liderada por cientistas da New Mexico Highlands University (EUA) e da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Queensland fez essa descoberta extraordinária durante uma expedição à Amazônia equatoriana. Trabalhando em estreita colaboração com colegas de várias instituições ao redor do mundo e contando com o apoio vital da tribo indígena Waorani, os pesquisadores capturaram e analisaram várias amostras de sucuris na região de Bameno, território do povo indígena Baihuaeri Waorani.

A nova espécie de sucuri apresenta características semelhantes às das sucuris verdes clássicas. Com uma cor verde-oliva e manchas pretas, essas cobras impressionantes são adaptadas para a vida aquática, com olhos e narinas localizados na parte superior da cabeça para observar e respirar enquanto estão na água.

Pertencentes à família Boidae, essas cobras constritoras matam suas presas esmagando-as com seus corpos musculosos.

A descoberta dessa nova espécie é de grande importância para a conservação, já que a sucuri-verde-do-norte possui uma distribuição geográfica muito menor do que sua contraparte do sul, tornando-a mais vulnerável a ameaças ambientais.

Os pesquisadores também estão analisando dados sobre as sucuris amarelas em busca de mais informações sobre essas incríveis cobras.

Essa emocionante descoberta foi publicada na revista científica Diversity sob o título “Disentangling the Anacondas: Revealing a New Green Species and Rethinking Yellows“, marcando um marco na compreensão e conservação desses magníficos répteis.

Assista ao vídeo. Olha o tamanho da bichinha…. FOFA!!! Parece Fake de tão grande!!!

“A MAIOR sucuri que já vi pode ser vista no vídeo, tão grossa como um pneu de carro, oito metros de comprimento e mais de 200 kg de peso – com uma cabeça tão grande quanto a minha cabeça.”, disse em um post no Instagram Freek Vonk, professor, doutor na VU University Amsterdam: @freekvonk.

Sucuri gigante é clicada com a barriga cheia. Vídeo viraliza

Sucuri presa em rede de pesca é salva por um pescador em Goiás

Conheça as cobras que parecem, mas NÃO são venenosas

Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.