O Mistério do Peixinho de 1 cm que Emite Sons Estrondosos Surpreendentes


Recentemente, cientistas desvendaram um enigma da natureza: como um peixe minúsculo, com pouco mais de 1 centímetro de comprimento, consegue produzir sons tão poderosos quanto uma decolagem de avião?

© Senckenberg Society for Nature Research

© Senckenberg Society for Nature Research

Esse peixe em questão é o Danionella cerebrum, encontrado nas águas turvas de alguns canais de Mianmar. Os pesquisadores mergulharam fundo para entender os segredos por trás dessa habilidade extraordinária.

O Danionella cerebrum desafia o estereótipo de silêncio associado aos peixes, emitindo sons que atingem impressionantes 140 decibéis. Esses sons são tão altos que rivalizam com o estrondo de uma decolagem de jato a uma distância de 100 metros. Essa descoberta é notável, já que nenhum outro peixe conhecido até o momento foi capaz de produzir sons tão intensos.

Esse pequeno peixe desenvolveu uma forma única de comunicação intraespecífica devido ao ambiente escuro em que vive. Os cientistas ficaram intrigados com sua capacidade de produzir pulsos sonoros tão potentes e decidiram investigar mais a fundo.

Foi assim que uma equipe internacional de pesquisadores liderada pelo Centro Einstein de Neurociências da Universidade Charité de Berlim realizou um estudo detalhado sobre o Danionella cerebrum. Eles descobriram que os machos dessa espécie possuem características anatômicas únicas, incluindo uma cartilagem especializada, uma costela adaptada e um músculo resistente à fadiga. Essa estrutura peculiar permite que o peixe produza impulsos sonoros de alta intensidade.

Os sons são gerados por contrações musculares alternadas, resultando em uma série de rangidos repetidos rapidamente. O processo é tão fascinante quanto eficaz, permitindo que o peixe se comunique eficientemente em seu ambiente escuro.

Essa descoberta desafia conceitos convencionais sobre a velocidade do movimento esquelético em vertebrados e destaca a notável diversidade de mecanismos de propulsão entre as espécies.

O Danionella cerebrum não só revela segredos intrigantes sobre a biologia evolutiva e a biomecânica, mas também oferece uma oportunidade única para estudos futuros em neurociência e biomecânica. A descoberta também abre novos caminhos para a compreensão da comunicação animal e destaca a complexidade e diversidade do mundo natural.

O estudo “Ultrafast sound production mechanism in one of the smallest vertebrates” foi publicado na revista científica PNAS.

Talvez te interesse ler também:

Pequeninos indefesos: os peixes de água doce mais ameaçados do Brasil

18 curiosidades sobre as Baleias, os maiores mamíferos do mundo

Lagarto-de-Gola (Chlamydosaurus kingii): o “Dinossauro” em miniatura




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...