Pare de Odiar Lesmas e Mariposas: Conheça a Importância desses Animais


Nas casas e jardins do mundo todo, as lesmas e mariposas frequentemente carregam o estigma de serem visitantes indesejáveis. No entanto, este panorama vem mudando, e esses invertebrados merecem uma reavaliação de suas reputações quase sempre negativas.

As lesmas são notórias por fazerem um banquete com nossas hortaliças, enquanto as mariposas ganham má fama por danificar nossas roupas. Ainda assim, a verdade é que ambos os grupos de animais desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, contribuindo significativamente para o equilíbrio ambiental.

Recentemente, a Royal Horticultural Society (RHS), uma instituição britânica com séculos de história, alterou sua postura sobre esses seres. Anteriormente focada em métodos para eliminar lesmas dos jardins, a RHS agora incentiva seus membros a enxergarem lesmas e caracóis sob uma nova luz: como aliados do jardim.

Segundo a Dra. Hayley Jones, entomologista da RHS, das cerca de 150 espécies de lesmas e caracóis no Reino Unido, apenas uma pequena fração é problemática para os jardins. A maioria desses moluscos atua como recicladores naturais, contribuindo para a saúde do solo e servindo de alimento para diversas espécies de animais silvestres. Em vez de recorrer a métodos nocivos de controle, como a utilização de sal ou veneno, a RHS sugere abordagens mais éticas e sustentáveis para coexistir com esses animais.

Estratégias como o uso de coberturas mortas ou o cultivo de plantas que atraem as lesmas para longe das hortaliças podem ser mais eficazes e benéficas para o ecossistema do jardim.

Quanto às mariposas, apesar de serem conhecidas por causar estragos em tecidos e tapetes, a realidade é que apenas algumas espécies são responsáveis por tais danos. Na verdade, mariposas desempenham um papel vital na polinização, muitas vezes atuando sob a cobertura da noite para fertilizar plantas enquanto dormimos. Paul Hetherington, da organização Buglife, destaca a importância das mariposas na polinização, mencionando que estudos recentes revelam que esses insetos são responsáveis por uma significativa parcela da polinização noturna, crucial para a biodiversidade e produção agrícola.

©Anne Nygård/Unsplash

©Anne Nygård/Unsplash

Parem de odiar de lesmas e mariposas

Então, ao invés de nos apressarmos em repudiar as lesmas por sua baba ou as mariposas por seus voos noturnos ao redor das lâmpadas, talvez seja o momento de reconhecermos o valor desses seres para os ecossistemas que nos cercam. Ao observar uma lesma desbravando o jardim ou ao testemunhar a beleza de uma mariposa ao luar, podemos começar a apreciar a diversidade e complexidade da natureza em nossa própria casa. Afinal, todos os seres, por menores ou incompreendidos que sejam, têm seu papel no vasto e intrincado sistema da vida.

Portanto, ao invés de repelir, talvez seja o momento de aprender a conviver e valorizar essas criaturas fascinantes e essenciais.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Pare de odiar as pombas! Especialistas advertem para que deixemos de tratá-las como pragas

O que fazer com enxame ou colmeia, sem prejudicar as abelhas?

Não mate: lagartas-do-coqueiro são inofensivas e importantes




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...