Não mate: lagartas-do-coqueiro são inofensivas e importantes


Lagarta-do-coqueiro (Brassolis) é bem comum de se ver, principalmente em certas épocas do ano. Há quem tenha medo ou que a considere uma praga, por ela se alimentar das folhas dos coqueiros. No entanto, ela é inofensiva e existem formas de evitar danos às plantas sem o uso de inseticidas que prejudicam o meio ambiente.

Saiba mais sobre essa lagarta e sua importância biológica.

Em que época as lagartas aparecem?

No Brasil, a lagarta-do-coqueiro é mais comum de se ver entre março a abril, e de outubro a novembro.

Quais são os nomes populares da lagarta-do-coqueiro?

É também conhecida por outros nomes, como:

  • lagarta-da-palmeira
  • lagarta-das-folhas
  • mandruvá

Do que essa lagarta se alimenta?

Os nomes populares dessa lagarta já denotam do que ela aprecia comer: as folhas de coqueiros e palmeiras de vários tipos.

Onde as lagartas vivem?

Elas podem ser encontradas desde o México até o norte da Argentina e, no Brasil, estão presentes em quase todos os estados.

Como surge a lagarta-do-coqueiro?

Essa lagarta surge durante o ciclo de reprodução da borboleta-fêmea, que começa quando ela é fertilizada pelo macho. Após isso, ela coloca centenas de ovos que duram cerca de 10 dias até eclodirem.

Quando as lagartinhas (fase larval) nascem, formam um cartucho com a folha do coqueiro, unidos por seda que elas mesmas produzem, e vivem ali durante alguns meses.

No final do período larval, depois que se desenvolvem, crescem e se alimentam das folhas, as lagartas descem dos coqueiros (quando normalmente são vistas) para formarem a pupa (crisálida), que dura cerca de 1 semana.

A crisálida tem coloração verde-clara ou marrom, medindo 2  a 3 cm de comprimento e fixada pelo abdome nas axilas foliares, tronco e restos de cultura deixados no solo sob o coqueiro. Após essa fase, se transformam em borboletas marrons com faixas alaranjada.

O ciclo de vida completo varia de 81 a 115 dias e compreende:

  1. ovo
  2. lagarta
  3. crisálida
  4. borboleta

Características da lagarta-do-coqueiro

Possui cabeça castanho-avermelhada, corpo com listras longitudinais marrom-escuras e claras, recoberto por fina pilosidade, podendo atingir de 6 a 8 cm de comprimento.

Ela vive em grupos de outras lagartas da mesma reprodução, na copa do coqueiro, dentro de um ninho construído pela união de vários folíolos, onde permanecem abrigadas durante o dia.

As lagartas são facilmente detectadas pelo desfolhamento da planta, presença de ninhos e de excrementos no chão.

Este vídeo, do canal DiegoDCvidsni, mostra como essas lagartas são:

Lagartas-do-coqueiro são perigosas?

Ao contrário de outras espécies de lagartas que são urticantes e podem causar irritações na pele humana, a lagarta-do-coqueiro é inofensiva e não apresenta nenhum tipo de perigo ao homem.

Papel e a importância ecológica

As lagartas-do-coqueiro são importantes fontes de alimento para aves, gambás, macaquinhos, lagartos e para diversos animais de nossa fauna. Então matá-la é tirar o  alimento desses animais. Isso pode resultar em desequilíbrio no ecossistema, prejudicando várias espécies.

Apesar de alguns considerarem a lagarta-do-coqueiro como praga, o professor do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp, André Freitas, esclareceu ao G1 que o inseto não causa mal à planta.

É importante falar que a maior parte delas (lagartas-do-coqueiro), apesar de comerem as folhas de coqueiro, não matam o coqueiro, fazem apenas uma poda natural – disse ele

É uma questão puramente estética (se referindo às folhas dessa árvore). Esses animais são inofensivos em todas suas fases, desde a do ovo até a adulta”,  finaliza.

Como é a borboleta da lagarta-do-coqueiro?

A fase adulta dessa lagarta é quando ela se torna uma borboleta grande, de 6 a 10 cm de envergadura.

Suas asas anteriores e posteriores são marrons, atravessadas por uma faixa laranja, que na fêmea se apresenta mais larga na asa anterior e em forma de Y. Na face inferior das asas posteriores, encontram-se três ocelos (manchas semelhantes a olhos) circundados de preto e marrom.

De que forma ocorre a metamorfose?

Este vídeo de Kito Exner mostra a fase da lagarta para crisálida:

Já esse segundo vídeo de Kito Exner apresenta a borboleta saindo do cásulo (crisálida):

Como afastar as lagartas-dos-coqueiros?

Para quem tem plantação de coqueiro e quer evitar a proliferação dessa lagarta nessa árvore, uma alternativa é podar as folhas com os ninhos dos ovos e transferi-los para outros locais da Natureza.

Outra maneira é fazer uso de substâncias repelentes naturais como óleo de neem, alho amassado e pimenta vermelha triturada que têm propriedade de afastar as lagartas.

Basta misturar uma dessas substâncias em água e colocar em um frasco spray, deixar de um dia para o outro, e borrifar a planta para afastar e espantar as lagartas.

Ademais, vale lembrar que já existe um controle natural, em que vários animais se alimentam dessas lagartas, como por exemplo, os pássaros. Se ocorre um aumento excessivo das lagartas, pode ser que esteja faltando, por algum motivo ou desequilíbrio, os predadores naturais delas.

Não mate! Elas são inofensivas e importantes

Para aqueles que pensam em exterminar lagartas por sentirem nojo ou medo delas, lembrem-se que, seguindo vivas, elas se tornarão lindas borboletas!  E indo mais longe, a partir de seu trabalho natural de polinização surgirão mais árvores, flores e frutas.

A Natureza é muito incrível! Quanto menos interferência melhor!

Fontes:

Para mais conteúdos sobre a importância ecológica de animais,veja:

Não mate: Essa larva defende sua planta e vira uma polinizadora

Estudos mostram que minhocas podem entrar em extinção. Será o fim?

Pare de odiar os pombos agora que Richarlison é um pombo famoso

Pare de matar tesourinha: Conheça sua importância ecológica

Vida longa ao tatuzinho-de-jardim: Conheça sua importância

Apesar de pequeno, grandioso: A importância do piolho-de-cobra

Minhocas: Curiosidades e a importância do trabalho delas

Centopeia, não a mate! Veja porque ela é útil em casa

Não mate! Mosquitinho-de-banheiro limpa e desentope ralo

Como e porque atrair morcegos para o seu jardim

Ratos são inteligentes e limpos. Veja estas e outras razões para ter um rato de estimação




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...