Estudos mostram que minhocas podem entrar em extinção. Será o fim?


As minhocas são um dos seres mais importantes do nosso planeta. Elas são vitais para um solo saudável que sustenta todos os ecossistemas.

Mas, a notícia não é tão boa: de acordo com cientistas, as populações de minhocas no Reino Unido podem ter caído cerca de um terço nos últimos 25 anos.

Segundo os estudiosos, a queda se deve à:

Insetização e destruição global da vida selvagem“.

Insectaggedon

Será o fim?

Os pesquisadores coletaram dados de mais de 100 estudos diferentes, de 1928 a 2018. O levantamento foi apresentado na British Ecological Society.

A partir do levantamento, eles estimaram um declínio na abundância de minhocas entre 33% e 41% no último quarto de século.

James Pearce-Higgins, professor e líder da pesquisa, explica:

“Parece que há evidências de um declínio de longo prazo. Um declínio em larga escala na biodiversidade do solo – particularmente a perda de minhocas – estaria ao lado de preocupações sobre ‘insectaggedon’ e a crise mais ampla da biodiversidade.

Teria impactos generalizados nas espécies que se alimentam de invertebrados do solo, como as aves, mas também afetaria o processamento do solo e a ciclagem de nutrientes, todo o funcionamento de nossos ecossistemas.

Tordos, estorninhos e muitas aves limícolas que dependem de invertebrados do solo estão em declínio a longo prazo. Esses declínios são maiores no sudeste da Inglaterra, onde verões mais quentes e secos também podem reduzir a disponibilidade de minhocas para as aves em busca de alimento”.

As minhocas são essenciais para solos saudáveis ​​e ecossistemas produtivos.

O declínio nas populações de minhocas no Reino Unido (a uma taxa de cerca de 15% por década desde 1960) é profundamente alarmante.

Grande declínio de populações

O assunto foi levado à Cop15 alertando a diminuição no número da população tanto de minhocas quanto de insetos voadores e polinizadores.

Nas pesquisas, foi descoberto que o declínio das minhocas parecia maior em terras agrícolas e em florestas de folhas largas.

Áreas montanhosas mais selvagens, mais distantes da atividade humana, foram menos afetadas.

E um dos motivos para este declínio é:

  • o uso generalizado de pesticidas tóxicos;
  • drenagem extensiva;
  • e aplicação de fertilizantes inorgânicos nos solos.

Além disso, a perda de florestas e pastagens de folhas largas indicam que a mudança climática e os níveis crescentes de poluição por vermes animais nos solos provavelmente também estão impulsionando a incidência da diminuição de biodiversidade.

O solo gera vida e alimento. O declínio da biodiversidade no Reino Unido pode ter consequências abrangentes para a estrutura e função dos ecossistemas.

Precisamos imediatamente nos preocupar com o que está acontecendo com a biodiversidade abaixo do solo para proteger o que vemos acima dele.

Vamos cuidar das minhocas. Elas são criaturas essenciais para o funcionamento de todo os ecossistemas, fornecendo alimento a outros seres, polinizadores e recicladores de nutrientes.

Chega de pesticidas assassinos!

Em vez de promessas vazias dos governantes, necessitamos de ações reais para acabar e combater poluentes tóxicos no solo e nas plantas.

Por que nós precisamos de ações urgentes contra pesticidas?

Entenda:

Fontes: theguardian

Talvez te interesse ler também:

World Soil Day: como estamos envenenando o solo sem perceber

Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!

Estudo descobre água escondida no subsolo da Terra




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...