Pesquisa brasileira inédita faz grande avanço para por fim aos testes em animais

  • atualizado: 
testes animais

Mais um avanço na jornada pelo fim dos testes em animais no Brasil! Cientistas brasileiros estão progredindo nas pesquisas e descobertas para o fim do uso de animais em testes de medicamentos.

Este fato é crucial para a vida de milhares de animais que são usados como cobaias de laboratório!

Embora ainda levará um tempo para que o fim definitivo dos testes em animais para medicamentos aconteça, gradativamente tem ocorrido ações para essa realização. Assim como foi, e tem sido, com os testes em animais para cosméticos, que são proibidos em diversos países, incluindo todas as nações da União Europeia.

Antes pouco se falava sobre o fim dos testes em animais para medicamentos, mas, agora, com as pesquisas e descobertas voltadas para isso, a substituição de cobaias animais por outros métodos já é possível!

A Pesquisa

No Brasil, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) de Campinas, interior de São Paulo, conseguiram esse feito, utilizando mini-órgãos artificiais criados em laboratório, a partir de células humanas.

Eles conseguiram nestes tecidos testar o medicamento paracetamol e perceberam que os órgãos criados em laboratório reagem de forma bem semelhante ao organismo humano, até os efeitos colaterais do paracetamol foram constatados nos mini-órgãos!

De acordo com os cientistas, envolvidos na pesquisa, essa alternativa de testes laboratoriais pode reduzir a utilização de animais em testes para medicamentos, nos próximos anos, caminhando para o fim dessa prática cruel.

Os cientistas ainda afirmam que esse método de órgãos em miniatura produzidos em laboratório é muito mais barato, econômico e mais eficaz do que o método atual, que usa animais.

Assista este vídeo publicado pelo canal Vista-se sobre a cobertura jornalistica da EPTV, rede de TV em Campinas afiliada da Rede Globo, sobre essa esta notícia promissora para a vida animal!

Unamos nossa torcida, pensamentos positivos e ações para que a previsão de 3 ou 4 décadas, dada pelos cientistas de Campinas para o fim dos testes em animais, se acelere e aconteça logo!

Afinal os animais sentem e não merecem sofrer!

Talvez te interesse ler também:

BRASILEIRA VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL POR PROJETO PARA DIMINUIR O NÚMERO DE ANIMAIS ATROPELADOS

AS NOVE ARANHAS MAIS EXUBERANTES DO MUNDO

BOLÍVIA JÁ PROIBIU O USO DE PELES E PLUMAS NO CARNAVAL. VEJA COMO APOIAR O MESMO NO BRASIL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!