10 curiosidades sobre as Baleias, os maiores mamíferos do mundo

  • atualizado: 
Baleias

Baleias são os maiores mamíferos do planeta Terra, por conseguinte são também os maiores cetáceos. Pertencem às subordens Mysticeti e Odontoceti. São animais fantásticos, adorados e muito curiosos. Vejamos algumas de suas mais intrigantes características:

 

1. Baleias nunca dormem completamente

Por serem mamíferos, as baleias precisam do oxigênio que existe na superfície. Por isso elas são nadadoras conscientes, ou seja, precisam decidir quando respirar. Para dormir, por exemplo, elas entram em um estado de semiconsciência, ficam meio acordadas, mesmo dormindo. 

2. Elas precisam de ar

Exatamente por precisar do oxigênio da atmosfera, a baleia sai, de vez em quando, do fundo do mar, para respirar na superfície e encher os pulmões.

3. Elas podem ser tão grandes quanto os dinossauros

A baleia-azul é semelhante, em termos de tamanho, à alguns dinossauros, como o Titanossauro ou Argentinossauro, que tinham mais de 40 metros de comprimento. Ela é o animal mais pesado que existe, chegando a pesar 140 toneladas.

4. Elas cantam

Uma das formas de comunicação das baleias é a música. Elas cantam para fins de reprodução, segundo os cientistas. No entanto, as suas canções não pode ser escutadas pelo ouvido humano, porque elas se comunicam em uma frequência mais baixa do que as pessoas conseguem escutar. As baleias belugas são, particularmente, fãs de música.

5. Coração eloquente

O coração de uma baleia-azul bate tão alto que pode ser escutado a três quilômetros de distância.

6. Elas são feministas

As fêmeas são as figuras mais importantes na sociedade das baleias. São elas que lideram os grupos e ficam com seus filhotes durante a vida inteira.

7. Moby Dick realmente existiu

A baleia Moby Dick, imortalizada na obra de Herman Melville, existiu de fato. Estudos indicam que aconteceu mesmo um episódio semelhante ao relatado no livro. A baleia de verdade chamava-se Mocha Dick e afundou um navio inglês, por volta de 1820.

8. Elas se alimentam de modo diferente

Baleias têm um órgão próximo ao queixo, que não existe em nenhum outro animal, e é responsável por ajudá-las a filtrar os alimentos que elas capturam no mar, tendo em vista que elas engolem muita água nesse processo.

9. Os bebês das baleias são famintos

Se você acha que bebês humanos mamam muito é por que não conhece os filhotes das baleias. Eles podem mamar cerca de 500 litros em apenas um dia. Isso que é apetite!

10. Elas vivem muito

Cientistas descobriram uma espécie de baleia que pode ter vivido cerca de 200 anos: a baleia da Groenlândia. E ela pode ajudar os pesquisadores a decifrarem como os humanos podem viver mais.

Leia mais sobre baleias:

setaBALEIAS: SEUS HÁBITOS RESPIRATÓRIOS SE MODIFICAM PARA SE PROTEGEREM DOS ATAQUES DAS GAIVOTAS

setaESTUDO AFIRMA QUE GOLFINHOS E BALEIAS SENTEM PELA PERDA DE PARENTES PRÓXIMOS

setaA MARAVILHOSA DANÇA DAS BALEIAS EM TORNO A UM HOMEM COM SUA PRANCHA