Como evitar e tratar picada de escorpião

escorpião

A picada de escorpião, se venenoso, pode ser um perigo, levando até a morte. A intensidade dos sinais e dos sintomas da picada depende da dose do veneno.

A picada causa uma dor intensa no local que se estende pelo membro afetado. A sensação que dá é de queimação, agulhada e latejamento. A picada lembra a de uma abelha, e o local afetado fica inchado e avermelhado. 

O escorpião tem uma peçonha, isto é, as suas toxinas agem estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo. Dependendo da dose de veneno, se a pessoa for socorrida rapidamente, ela se recupera com o tratamento. O escorpião mais venenoso é escorpião amarelo (Tityus serrulatus), encontrado na América do Sul e no Brasil.

Prevenção

Os escorpiões são animais que agem à noite e ficam escondidos durante o dia. Eles podem ser encontrados próximos a troncos caídos, em tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras. Já nas áreas urbanas, os escorpiões podem ser encontrados em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há tralha acumulada. Por isso, em casa, mantenha tudo arrumado e limpo, para evitar que o animal se esconda em frestas, segundo recomenda a Unesp.

Evita, também, acúmulo de lixo; a presença de baratas, que são alimentos dos escorpiões; corte a grama e o mato; mantenha limpos bebedouros e comedouros de animais. 

O que fazer se for picado

Primeiramente, é preciso identificar os sintomas. Após as duas primeiras horas da picada, aparecem os seguintes sintomas: 

- Alteração da temperatura corporal, suor constante e abundante.
- Náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal e diarréia.
- Arritmia do coração (aumento e redução) e alteração da pressão sanguínea (aumento e diminuição),
- Alterações respiratórias podendo ocorrer acúmulo de fluidos no pulmão. Essa é a principal causa dos óbitos.
- Agitação, sonolência, confusão mental

Imediatamente, você pode atender a vítima realizando procedimentos simples, até levá-la ao hospital:

– Lave o local da picada apenas com água ou com água e sabão;

– Hidrate o acidentado com goles de água;

– Não corte ou fure o local da picada;

– Mantenha o local afetado voltado para cima;

– Encaminhe o acidentado rapidamente ao serviço de saúde mais próximo;

– Não faça torniquete no local da picada.

Ao primeiro sinal desses sintomas, a vítima deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro. Para as crianças o perigo ainda é maior: o veneno pode ser fatal para elas.

Os soros antipeçonhentos, no Brasil, são produzidos pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). O Ministério da Saúde adquire toda a produção e a distribui para todas as regiões do país por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Portanto, o soro deve estar disponível gratuitamente nos postos de saúde das cidades de todo o país.

Especialmente indicado para você:

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?

VOCÊ TEM ARANHAS EM CASA? VEJA COMO LIDAR COM ELAS, DE FORMA NATURAL

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS