Como combater infecções respiratórias com vinagre e nebulização


Há 2 anos convivemos com uma trágica pandemia. No início, ainda não sabíamos nada sobre como lutar contra o vírus, porém, os avanços das pesquisas estão descobrindo um pouco mais sobre a doença e sobre as técnicas para limitar as infecções. Evoluímos na criação das vacinas, assim como em outros tratamentos que foram identificados para a prevenção e proteção das pessoas não só contra a Covid-19 mas também contra outras doenças associadas.

Vinagre e a nebulização: úteis contra o Coronavírus

É possível combater infecções do sistema respiratório e, mais especificamente, a Covid-19 com remédios naturais?

Sim, se se tratar de casos leves.

Alguns estudos científicos sugerem isso. Entre eles, dois estudos interessantes mostram que o vinagre e a nebulização podem ajudar a combater infecções do sistema respiratório podendo ser tratamentos naturais coadjuvantes para infecções virais do trato respiratório, inclusive Covid-19.

Estudo 1

O primeiro estudo foi realizado pelo chefe de otorrinolaringologia, Luca Pianta, do hospital de Cremona, Sicilia, Itália, em conjunto com uma equipe de pesquisadores.

O estudo em questão, publicado nos Arquivos Europeus de Oto-Rhino-Laryngology e intitulado “Desinfecção com ácido acético como potencial terapia coadjuvante para COVID-19 não grave” (disponível aqui), avalia o efeito do ácido acético.

Um componente ativa o vinagre, como um potencial agente desinfetante para as vias aéreas superiores.

Os testes foram conduzidos em 2 grupos de pacientes afetados por Covid-19 em uma forma não grave.

  1. No primeiro grupo, formado por 14 pacientes, procedeu-se com um tratamento “padrão” contra o Coronavírus;
  2. O segundo grupo, formado por 15 pacientes, foi limitado à hidroxicloroquina isolada, acompanhada da inalação de ácido acético na concentração de 0,34%.

Após 2 semanas, o segundo grupo experimentou uma melhora maior nos sintomas do que o grupo 1. Ou seja, este trabalho mostra que a desinfecção com ácido acético pode realmente ser uma terapia válida para o tratamento da Covid-19 não grave.

Mas atenção

*obs.: os números do estudo são muito pequenos para representar uma pesquisa estatística sólida e mais investigações serão necessárias*

Estudo 2

No segundo estudo, o vinagre e seu componente ativo ácido acético inibiram a infecção por SARS-CoV-2 in vitro e ex vivo.

A pesquisa foi publicada no Journal of Translational Science (disponível aqui) e realizada por uma equipe liderada por Isabel Pagani, pesquisadora da Universidade Vita-Salute San Raffaele. Os resultados mostraram que o vinagre pode desativar grande parte da infectividade do vírus causador da Covid-19 presente nas células.

Mais especificamente, nos testes feitos, o tratamento à base de vinagre conduziu a uma inibição de 90% do agente infeccioso do vírus, com efeitos particularmente fortes se efetuado a uma temperatura de 45° em comparação com 37°.

Remédio da vovó contra infecções respiratórias

Nada substitui a vacina, mas o vinagre também pode ajudar contra o Coronavírus. O tratamento com vinagre, a propósito, auxilia no tratamento de muitas infecções respiratórias.

Segundo os estudos vistos acima, uma cura natural que vale a pena considerar é a “nebulização” ou “vaporização”, uma prática com origens antigas que muitas vezes é rotulada como “velha” ou “desatualizada” pela medicina moderna.

Como tantos outros remédios das vovós, no entanto, a nebulização ainda tem muito a dizer.

Usada por muito tempo para tratar faringite, laringite, doenças brônquicas e assim por diante, no caso da Covid-19, a nebulização ou vaporização pode ser eficaz em casos leves de Covid-19.

O novo Coronavirus, como qualquer outro vírus influenza, é termossensível, desativando-se a partir de certas temperaturas. Mais especificamente, o Coronavírus é inativado de 44 a 56 graus centígrados: entende-se, portanto, que a nebulização, ao introduzir vapor quente nas vias aéreas, pode ter um efeito antiviral significativo.

Como fazer a nebulização

As propriedades do vinagre e os benefícios das nebulizações são amplamente demonstrados pela literatura científica.

Para fazer a nebulização você levará para ferver água em uma panela com tampa. Uma vez fervida acrescente de 2 a 4 colheres de sopa de vinagre e uma gota de algum (s) desses óleos essenciais, considerados bons para combater gripes e resfriados:

  • timo
  • pinho
  • hortelã
  • tea tree
  • alecrim
  • eucalipto.

Tampe a panela e leve-a para uma pia onde possa inalar os vapores em segurança (com o cuidado para não se queimar).

Coloque uma toalha sobre a cabeça para fazer uma “cabaninha” e dificultar a dispersão dos vapores. Abra a trampa e respire profundamente os vapores.

Esse é um remédio da vovó que até crianças pode usufruir mas, em vez de óleos essenciais e vinagre, use camomila para crianças e pessoas sensíveis.

A camomila é anti-inflamatória, entre outros benefícios.

A nebulização ajuda a desobstruir as vias aéreas sendo um ótimo remédio natural contra gripes e resfriados. que ajudam também a prevenir sinusite, causada pela inflamação dos seios nasais.

As dicas acima não substituem o conselho médico. Pessoas sensíveis devem procurar um médico antes. Óleos essenciais também têm contraindicações. Consulte um profissional de sua confiança.

Talvez possa te interessar ler também:

Chás para Respiração Asmática – Usos, Doses e outras recomendações 

Máscaras contra o coronavírus: recicláveis e biodegradáveis feitas com plantas 

Receita de xarope de cebola e mel: contra tosse e resfriado 

Fonte e foto: green.it




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...