Água de Bétula: desintoxica, aumenta imunidade e outros usos medicinais


Já ouviu falar de uma árvore chamada Bétula? Esta árvore nativa da Europa e Ásia tem poderosas propriedades medicinais encontradas em sua seiva, conhecida como Água de Bétula, e também em suas folhas utilizadas na forma de chá.

Devido a estas propriedades, a Bétula vem sendo bem usada na Europa como potente detox e para o fortalecimento do sistema imunológico.

A Bétula é rica em compostos antioxidantes e outros nutrientes e é uma árvore com capacidade de limpar, purificar e nutrir o solo contaminado, ajudando no desenvolvimento de outras espécies vegetais.

Desde os tempos remotos, a Bétula é tida na Europa como Árvore da Vida ou da Sabedoria e isso se deve à seiva dela extraída, conhecida como Água de Bétula, considerada Elixir da Vida e sendo o seu consumo tradição na Escandinávia, na Rússia, na Escócia, na Alemanha e na Áustria.

Na Ásia, a Água de Bétula é conhecida como Bebida dos Deuses sendo tradicional o seu consumo no Japão, nordeste da China e na Coreia.

Vale muito a pena conhecer sobre uma planta assim tão nobre. Saiba mais sobre suas propriedades, benefícios, formas de utilização e como a encontrar, com as informações a seguir.

Como é a Bétula

A Bétula, de nome científico Betula pendula, é uma árvore da família Betulaceae, também conhecida como Vidoeiro ou Senhora dos Bosques.

Esta árvore é nativa da Europa, principalmente Alemanha, por apreciar climas temperados, por isso é mais encontrada no Hemisfério Norte, mas também em outras partes do mundo, como na Ásia, principalmente na Tailândia e Mianmar, e na América do Norte.

A Bétula cresce cerca de 25 m de altura e seus caules e ramos em arco dão uma aparência elegante e majestosa à essa árvore.

A borda da folha da Bétula é dentada, sua casca adulta é lisa e fina, e seu fruto é seco.

Propriedades da Bétula

O poder medicinal da Bétula se deve aos princípios ativos e aos nutrientes contidos em suas cascas, seiva e folhas.

A Bétula tem como princípios ativos e nutricionais, o ácido salicílico, salicilato de metila, as saponinas, os taninos, os flavonoides e os sesquiterpenos.

Devido aos seus princípios ativos e nutricionais, a Bétula possui propriedades

  • fortificante
  • antisséptica
  • adstringente
  • analgésica
  • antioxidante
  • bactericida
  • antiparasitária e antiviral.

Na casca da Bétula é onde se concentra o ácido betulínico, responsável pela ação anti-inflamatória dessa planta.

Já a seiva extraída do tronco da árvore da Bétula é fonte de carboidratos, como a glicose e a frutose, vitaminas como a vitamina B1 e a vitamina C (tiamina) e de minerais como o ferro, o zinco, magnésio, o cálcio, o potássio e o fósforo.

Benefícios

A Bétula, como remédio natural, é usada pelos seguintes benefícios:

  1. Trata infecções urinárias, graças ao seu poder diurético que limpa o trato urinário.
  2. Ainda devido à sua propriedade diurética, a Bétula elimina toxinas do organismo.
  3. A Bétula proporciona alívio aos sintomas da artrite reumatoide.
  4. Promove a saúde e a beleza dos cabelos, reduzindo a queda dos fios capilares, a caspa e seborreia.
  5. Cicatriza erupções cutâneas, como a psoríase, eczema, a dermatite, a acne e previne o envelhecimento precoce da pele.
  6. Combate inflamações e promove o bom funcionamento dos sistema respiratório e do aparelho digestivo.
  7. Melhora o sono e acalma.
  8. Tem ação detox, eliminando toxinas e o acúmulo de ácido úrico e colesterol no organismo.
  9. Promove o equilíbrio ácido/base, eliminando a hiperacidez ou acidose e melhorando o metabolismo.
  10. Equilibra a produção de hormônios, prevenindo problemas na tireoide, diabetes, depressão e alterações de humor.
  11. Elimina toxinas, resíduos e fluidos excessivos do corpo, contribuindo para a redução da celulite no corpo.
  12. Pode ser eficaz contra o melanoma que é um câncer de pele, graças ao ácido betulínico extraído da casca  da Bétula.
  13. E, principalmente, estimula e fortalece o sistema imunológico.

Cuidados no Consumo

Apesar da Bétula ser altamente benéfica para a saúde, há que se ter alguns cuidados em seu consumo, tais como:

  • Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar o consumo do chá, por falta de estudos que comprovem os seus efeitos para o feto ou o bebê.
  • Pessoas alérgicas ao consumo de vegetais como aipo maçã, cenoura, artemísia, soja, amendoim, avelã ou ao pólen, é recomendável evitar o chá de Bétula, por conta de maior probabilidade de reação alérgica.
  • O chá de Bétula é contraindicado para pessoas que têm pressão alta, pois este vegetal promove a retenção de sódio no organismo, aumentando a pressão arterial.
  • Pacientes que fazem uso de medicamentos diuréticos devem consultar o médico, devido à interação medicamentosa da Bétula com estes medicamentos que pode desencadear desidratação.

Consulte um médico

Antes de fazer uso da Bétula como remédio natural, vá ao médico para obter o diagnóstico correto do seu problema de saúde, e obter maiores informações sobre o tratamento adequado para melhora de sua saúde.

Como preparar o Chá de Bétula

Para fazer o Chá de Bétula, use umas 5 folhas picadas da planta para cada xícara de água quente, deixando em infusão por 10 minutos.

Após isso, coe e beba.

O recomendável é tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

Outras formas de consumo

Além do chá, é possível extrair e utilizar as propriedades medicinais, terapêuticas ou cosméticas da Bétula de várias formas, como:

  • Mergulhando e macerando as folhas de Bétula em vinagre de maçã ou em um suco de limão por algumas semanas.
  • Utilizando o Óleo de Bétula de forma tópica na pele ou cabelo.
  • Aplicando o Chá morno de Bétula na pele com algodão ou compressas, servindo para tratar problemas dermatológicos e aliviar dores e inflamações como a artrite.
  • Esse Chá serve também para cuidar do cabelo, bastando aplicá-lo nos fios capilares e no couro cabeludo, os massageando suavemente.
  • As folhas jovens e frescas da Bétula são comestíveis, podendo ser usadas em saladas.
  • A seiva ou água obtida por incisão do tronco da Bétula e retirada na Primavera, antes que brote suas folhas, possui um sabor doce e uma consistência fina e têm o poder de eliminar toxinas, é rica em nutrientes e potássio e considerada excelente para inflamações do sistema urinário e do reumatismo.
  • Quando fermentada, a seiva da Bétula pode ser consumida como cerveja ou vinho, bebidas muito apreciadas no norte da Europa, devido ao sabor agradável.
  • Da seiva extraída da casca também se produz pomada contra psoríase e eczemas.
  • A seiva ou água de Bétula, bebida pura em jejum, a cada mudança de estação, é utilizada como Fonte de Vitalidade.

Bétula no Brasil

No Brasil, a Bétula não cresce naturalmente, porém pode ser cultivada e se desenvolver bem em climas mais amenos e em condições adequadas. Mesmo assim, é possível encontrar em nosso país remédios naturais e produtos de beleza derivados da Bétula, na forma de óleo essencial, folhas para fazer o chá, esfoliante corporal, creme de massagem, óleo para celulite, tônico capilar, shampoo e condicionador.

Apesar de no Brasil não ter grande disponibilidade da árvore da Bétula, é possível comprar mudas, sementes e a árvore inteira pela Internet e casas de jardinagem e paisagismo, assim como produtos oriundos desta árvore em lojas virtuais especializadas.

Em geral, os produtos derivados da Bétula vendidos no Brasil, são feitos com matéria-prima importada da Europa e sudoeste da Ásia.

Agora conhecendo melhor a Bétula, viu quão benéfica e poderosa é essa árvore?

Não é por acaso que é conhecida como Senhora dos Bosques, tamanhas são suas nobres virtudes!

Para aumentar a imunidade, lei:

Remédios para aumentar a imunidade: receitas e dicas

Talvez te interesse ler também:

Abacate: 10 benefícios que talvez você ainda não conheça

Os benefícios físicos e espirituais da alfazema

Banho de Espada-de-São-Jorge para limpar a negatividade e purificar a alma




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...