Marianeira ou fruta-de-sabiá: usos medicinais, importância e benefícios contra o câncer

Marianeira ou fruta-de-sabiá: usos medicinais, importância e benefícios contra o câncer

Marianeira (Acnistus arborescens), também conhecida como fruta-de-sabiá e espora-de-galo, é um arbusto nativo da América Latina, que ocorre do México à Argentina. No Brasil tem marianeira em tudo que é canto mais preservado, nas beiras de rio, principalmente.

A importância desta planta, de lindos frutinhos dourados, é ser alimento para mais de 45 espécies de pássaros durante o ano todo.

Mas, fora isso, esta é uma planta medicinal, claro, e ritualística, também.

Marianeira no seu jardim. Como plantar

Nada mais fácil. Basta semear as frutinhas maduras, em terra fofa e úmida, e cuidar da mudinha mais forte. Ou então, trazer uma muda já grande de algum outro lugar para o seu jardim.

A marianeira (cresce a pleno sol desde que tenha fartura de umidade – prefere a umidade no solo, se encharcamento, por isso se encontra na beira de rios, córregos e locais de acúmulo temporário de água.

Quem gosta de marianeira?

Primeiro, é um arbusto bonito, de grandes folhas verdes. No tempo da floração é uma riqueza ver as flores, branquinhas, em cachos pequenos, cheirosas, esvoaçantes de abelhas. E logo mais, as frutinhas douradas, doces, começam a aparecer pelos galhos e, com elas, os passarinhos.

Onde há um pé de marianeira você poderá observar Tico-ticos-rei, sabiás, saíras, beija-flores, trinca-ferros, tiês, pombas, sanhaços, gaturamos, juritis, chocões-barrados, bem-te-vis, e muitos mais.

Fonte foto

Usos medicinais

As folhas da marianeira também são chamadas de fumo indígena e são usadas em banhos de cura (maceradas em água fria ou morna), para equilibrar as energias do corpo físico e emocional (enxaguar com a água, todo o corpo, dos ombros para baixo).

Suas folhas também podem ser usadas como emplastro, após aquecidas com água, azeite quente ou na frigideira, pois ajudam a reduzir inchaços, inflamações e abcessos.

Algumas pessoas usam suas folhas, depois de secas, misturadas ao fumo, ou como fumo de cachimbo, para tratar problemas brônquicos.

Porém, seu uso mais extensivo nas curas, é como parte dos rituais afro-brasileiros, sendo uma planta atribuída aos pretos-velhos.

Efeitos benéficos contra o câncer

Estudos buscam comprovar seus efeitos benéficos na cura de câncer em resposta ao seu uso empírico para a resolução de tumores e abcessos de diversas origens.

Toda a planta contêm vitanolídeos, substâncias químicas de reputada ação anticancerígena.

marianeira plantaFonte foto

Fonte foto

Importância na recuperação de áreas degradadas

Mas, não se deve esquecer que esta planta é de grande importância, também, na recuperação de áreas degradadas.

Por ser uma pioneira – que cresce a pleno sol sem requerer da sombra de árvores maiores – ajuda na restauração da capa vegetal e, com seu função alimentícia e atratora, tanto para pássaros quanto para abelhas, colabora de forma muito direta com o povoamento fauno-florístico das áreas onde ocorre.

Assim, é bom seu plantio em jardins, chácaras e beiras de estrada, sem maiores restrições – porém, nas matas nativas, seu plantio está sujeito a controle pois, torna-se invasora nas áreas de onde não é originária.

Talvez te interesse ler também:

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA SUA CASA

VERBENAS – UMA FAMÍLIA DE ERVAS MEDICINAIS

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

2 comentários em “Marianeira ou fruta-de-sabiá: usos medicinais, importância e benefícios contra o câncer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *