Mergulhar o rosto no gelo faz bem? Benefícios e riscos


Você já deve ter visto por aí pessoas mergulhando o rosto no gelo, pois essa modinha viralizou. Será que esse método funciona mesmo ou é só balela?

Aliás, não é só o rosto não. Tem outra moda que é a de mergulhar o corpo inteiro no gelo. Mas isso é outra história:

O que acontece à pele se você mergulhar o rosto no gelo por uma semana?

Muitos vídeos viralizaram na internet de pessoas tentando fazer este experimento. Antes de entrar numa fria, literalmente, veja o que uma influencer contou sobre a sua experiência de mergulhar o rosto no gelo por uma semana.

Ao Insider, uma influencer chamada Jen Glantz  contou que passou uma semana mergulhando o rosto em água gelada para aliviar alguns problemas de pele.

Jen contou como foi, na prática, mergulhar o rosto todos os dias em água gelada durante 1 semana (antes de dormir, ela passava cerca de 20 minutos com o rosto no balde de gelo).

Com ela, foi assim que aconteceu:

  1. “Enchi a tigela com água gelada com vários cubos de gelo. Então, coloquei um cronômetro no meu telefone por 15 minutos e mergulhei meu rosto na água por cerca de 10 a 15 segundos por minuto. Para ter certeza de que estava realmente fazendo um tratamento facial adequado com água gelada, enchi a tigela a cada cinco minutos com cubos de gelo frescos”;
  2. “Depois de fazer isso por dois dias, quase parei. Não vi nenhuma mudança drástica, mas notei que meu rosto ficava vermelho por cerca de uma hora a cada noite, o que me fez pensar se esse tratamento era mais prejudicial do que benéfico. Decidi continuar e, no quarto dia, comecei a ver algumas mudanças positivas na minha pele”;
  3. Depois de fazer isso por quatro dias seguidos, acordei no quinto dia, olhei minha pele no espelho e notei que algumas de minhas espinhas haviam diminuído e meus poros e rugas pareciam minimizados. Minha pele também ficou mais lisa”;
  4. “Eu queria ser consistente durante esse experimento de uma semana, então usei apenas gelo e água fria. Recomendo a adição de diferentes óleos ou ingredientes para obter benefícios adicionais, como óleo de rosa, aloe vera, leite integral ou pepino”;
  5. “Embora eu eventualmente tenha me acostumado, o tratamento não trouxe mudanças extremas para minha pele, então não parecia valer a pena fazer todos os dias”.

Segundo Jen, funciona melhor quando feito com moderação.

O que dizem os especialistas

A dermatologista Michele Green conta que o conceito de tratamento facial com água gelada não é novo e explica:

“O conceito de terapia fria ou aplicação de gelo na pele não é novo, na verdade, a terapia com gelo existe há séculos.

Os benefícios da aplicação de água gelada na pele são muitos, como diminuir a inflamação e reduzir o inchaço, melhorar também a aparência do tom da pele, minimizar o aparecimento de poros dilatados e melhorar as rugas superficiais”.

Benefícios da água gelada para o rosto

Segundo a dermatologista, um dos benefícios do tratamento de mergulhar o rosto em um balde de gelo é remover toxinas e reduzir a inflamação por meio da constrição, o que pode aumentar a circulação e trazer uma tez radiante.

Apesar de não haver evidências científicas sobre o tratamento, esses são alguns benefícios possíveis de mergulhar o rosto na água gelada:

  • reduz acnes, inchaço e sensibilidade;
  • diminui a aparência de bolsas sob os olhos;
  • dá brilho à pele;
  • é grátis e fácil de fazer.

Quais são os riscos

Michele Green, que também é dermatologista de Jen, explica que exagerar nos tratamentos faciais com água gelada pode causar irritação.

De acordo com a médica:

“Você deve evitar submergir o rosto por muito tempo na água gelada. Se a água estiver muito fria, também pode causar irritação na pele.

Se você tem rosácea, deve pular esse método, pois pode exacerbar a vermelhidão e a irritação frequentemente associadas à condição da pele”.

Casos em que se deve evitar tratamentos faciais com gelo:

  • pele fina ou sensível;
  • se houver aparição de vasinhos no rosto;
  • procedimentos faciais (plástica, lasers, peelings ou outro procedimento)

Consulte um dermatologista

Como visto, existem cuidados a serem tomados, bem como contraindicações nessa moda de mergulhar o rosto no gelo.

Então já sabe: nada de fazer experiências malucas de internet. Consulte um dermatologista antes de entrar numa fria.

Fontes:

  1. insider.com
  2. health.clevelandclinic.org
  3. healthline.com

Talvez te interesse ler também:

Melasma – manchas na pele: dicas e tratamentos

Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas

Faça você mesmo creme antirrugas: receitas fáceis e econômicas




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...