Chiquita Costureira, a mulher que reforma brinquedo do lixo para um Natal Solidário e Green


Em solidariedade às crianças carentes, Francisca Monteiro Alves, conhecida como Chiquita Costureira, teve a iniciativa de reciclar bonecas e ursos de pelúcia que iriam para o lixo, por estarem velhos ou com algum estrago, para doação.

Esta mulher de 67 anos, moradora do bairro de Santana, em Cariacica, no Espírito Santo, teve essa motivação por conta de sua experiência de infância pobre, ao lado dos seis irmãos em Aimorés, Minas Gerais, onde, devido à carência financeira da família, eles não ganhavam brinquedos no Natal.

A ideia de reformar bonecas teve início em 2016, quando ela ouviu uma amiga comentar sobre a felicidade das crianças quando recebiam  brinquedos de doações solidárias de Natal, e foi então, que a costureira decidiu agir para promover alegria das crianças pobres.

Francisca contou à Gazeta Capixaba como foi transformar essa ideia em realidade:

“Eu tinha muitos retalhos, arrumei algumas bonecas velhas, revirei até no lixo, consertei todas e doei 43 bonecas. Foi quando eu pude ver os sorrisos das crianças e decidi que faria isso sempre, cada ano em uma comunidade diferente. Em 2018, fiz 111. Já em 2019, consegui bonecas em condições péssimas. Acho que por conta de chuvas e alagamentos. Mas recuperei, mesmo as piores, e as deixei bem bonitas.” 

No ano de 2019, ela renovou mais de 200 brinquedos constituídos de ursos e bonecas e doou cerca de 30 deles para crianças do bairro Soteco, em Vila Velha. Os brinquedos restantes serão entregues para as crianças de Novo Horizonte, Cariacica.

O trabalho de Chiquita Costureira é feito com tanto amor e satisfação que quem vê as bonecas e ursos reformados por ela, pensam que são novos!

Além da felicidade de poder fazer esse belo trabalho e proporcionar alegria para crianças, ela também está colaborando para o equilíbrio do nosso planeta!

Realmente, este é o verdadeiro Espírito de Natal: Solidariedade Humana, por conta da desigualdade social; Sustentabilidade, através da reciclagem de brinquedos e Preservação Ambiental, com menos lixo e desperdício!

Talvez te interesse ler também:

NATAL: OS MELHORES PRESENTES NÃO TÊM PREÇO

PRESÉPIO PROTESTO: A MANJEDOURA DAS FAMÍLIAS SEPARADAS NA CALIFÓRNIA

UM MORADOR DE RUA VIRA PAPAI NOEL NO NOVO MURAL DE BANKSY LEMBRANDO A IMPORTÂNCIA DA SOLIDARIEDADE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...