Regifting: como "reciclar" o presente que você não gostou de ganhar no Natal

  • atualizado: 
Regifting

Natal: não gostou de algum, ou alguns, presentes que você recebeu? Que tal provar o que os ingleses chamam de "regifting”? Trata-se de uma espécie de reciclagem de presente, coisas inúteis, duplicadas ou que simplesmente você não gostou de receber.

Como se desfazer dos presentes de uma forma bacana?

Levando em consideração que não usar e deixar em casa as coisas inúteis não é uma boa opção, menos ainda jogá-las no lixo. Vamos lembrar que cada produto comercializado representa CO2 produzido. Tentemos fazer o melhor uso deles. Como? Vendendo-os na internet ou em lojas de coisas usadas. O dinheiro recebido pode ser doado para instituições de caridade para a manutenção do espírito natalício de amor e paz.

Veja algumas dicas para a venda on-line:

1. Mantenha a confecção original do pacote;

2. Antes de fazer o anúncio na web, faça uma rápida pesquisa para verificar os preços de venda dos itens semelhantes aos que você irá vender. Anuncie a um preço digamos “de mercado” mas lembrando tratar-se de um produto considerado “usado” apesar de novo.

3. Antes de colocar o produto on-line, faça fotografias claras e convincentes, especificando que é uma coisa novinha nunca usada.

4. Seja claro na descrição do produto, diga a marca e os vários detalhes como cor, tamanho, versões e especificações. São informações que podem fazer a diferença

5. Você pode oferecer diferentes métodos de pagamento, seguros como o PayPal por exemplo.

regift

6. Tenha cuidado com a embalagem do objeto que será enviado via correios, a fim de que chegue ao seu destino sem problemas e em perfeitas condições.

7. Envie o objeto assim que finalizar a venda.

8. Se você tiver mais de um presente a se desfazer, você pode fazer um pacote-promoção. Compartilhe a venda em seus canais sociais ou em e-mail (com o cuidado de não enviar, obviamente, a quem te deu o presente).

Dicas para venda em lojas ou para presentear

9. Se a tecnologia e a venda on-line não te convencem, ou se você não se sente capa de fazê-las, disponibilize o objeto em lojas de usados, brechós e feirinhas.

10. Como dissemos, para manter o espírito natalício, agradeça pelos presentes recebidos ainda que não tenham sido do teu agrado e, com o dinheiro recebido das vendas, faça doações integrais ou parciais à instituições de caridade. Vimos aqui como ajudar o povo de Aleppo por exemplo. Ou simplesmente doe os presentes à quem precisar, à vizinha, às pessoas que estão em situação de rua e assim por diante.

Um presente é sempre um presente e deve proporcionar alegria e calor à quem dá e à quem recebe.

Leia mais sobre reutilização e reciclagem:

CHINELOS PERSONALIZADOS: 10 IDEIAS LINDAS E ORIGINAIS

8 IDEIAS DE ARTESANATO COM ROLHAS DE CORTIÇA

COMO REUTILIZAR CAIXAS DE FÓSFORO DA MANEIRA MAIS ORIGINAL POSSÍVEL