Boxing Day: 26 de dezembro é dia de botar os presentes na caixa e dar aos pobres


Que dia é hoje? Dia de Santo Estêvão (o primeiro mártir do cristianismo e que, a exemplo de Jesus, perdoou seus assassinos). Mas hoje também é o assim chamado Boxing Day. O que isso significa?

O dia da caixa, em tradução literal, é um feriado comemorado no Reino Unido e em alguns outros países, no dia 26 de dezembro, um dia após o Natal.  A data tem origem na época vitoriana, onde os ricos daqueles tempos botavam em uma caixa itens que não precisavam mais para dar aos pobres.

Era também um dia onde os empregados recebiam folga e passavam o dia 26 com suas próprias famílias e com os presentes que acabavam de receber.

Origem da data

Alguns acreditam que a tradição venha de tempos mais antigos e tenha começado nas igrejas da Idade Média, onde os paroquianos arrecadavam e davam dinheiro aos pobres, em homenagem a Santo Estêvão. Outra hipótese é que era nesta data que as igrejas da época vitoriana costumavam colocar uma caixa do lado de fora das igrejas para arrecadar dinheiro aos pobres.

A tradição foi especialmente mantida nos países que têm ligações estreitas com o Reino Unido, como a Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e alguns países europeus.

Dia de comer sobras e aproveitar descontos

Com o passar do tempo, o Boxing Day tornou-se um feriado para comer as sobras do Natal e descansar depois de tanta festa. No Reino Unido a data também é comemorativa para o futebol, quando todas as divisões do futebol britânico fazem uma rodada de jogos neste dia.

Mas a data mudou principalmente porque se tornou mais uma ocasião comercial  (assim como o Natal). Então, o Boxing Day atualmente é o dia de trocar nas lojas os presentes indesejados por vales-presente e outros itens. No Brasil, a data começou a ficar famosa em 2011 com um site de descontos.

Enfim, hoje, o Boxing Day é um dia de aproveitar descontos. Mas que tal resgatar sua origem e dar aos pobres o que não nos serve mais?

Fonte: House Beautiful

Talvez te interesse ler também:

Depressão de fim de ano: o que para muitos é festa, para outros é tristeza

O que é o Espírito Santo? Quais são suas simbologias?

Regifting: como “reciclar” o presente que você não gostou de ganhar no Natal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...