A cafeteira que reutiliza borra de café para cultivar cogumelo

  • atualizado: 
HIFA

Alguma vez você já tentou cultivar cogumelos em casa? Há aqueles que os cultivam em uma caixa, no vaso, na escola, no canteiro…Eis que inventaram uma cafeteira que permite a reutilização da borra de café para o cultivo de cogumelos.

O designer colombiano Adrián Pérez e Mauricio Carvajal criaram uma cafeteira especial para quem gosta de café e de cogumelos.

A ideia de usar borra de café como ponto de partida para o cultivo de cogumelos não é nova, mas parece que ninguém até agora tinha pensado em combinar ambos os aspectos em uma única ferramenta de design e, ao mesmo tempo prática de usar.

cafe fungo 1

As borras de café são um substrato adequado para a formação de cogumelos. A nova cafeteira se chama Hifa, por um lado permite normalmente preparar o café e por outro separa a borra para a sua utilização posterior no cultivo dos cogumelos.

cafe fungo 2

As borras de café devem ser adicionadas ao micélio, a raiz do cogumelo. É preciso regar de vez em quando a borra de café com água para depois esperar para ver os primeiros cogumelos brotarem. O processo é muito semelhante a outros kits para o cultivo de cogumelos em casa, mas, neste caso, existe também a possibilidade de fazer café com um único instrumento.

cafe fungo 3

cafe fungo 4

cafe fungo 5

cafe fungo 6

cafe fungo 7

O projeto ainda está em fase de realização, portanto fora de comercialização. Mas enquanto isso, aqui você pode ver outras formas de reutilizar a borra de café.

Gostou da ideia? Você compraria uma cafeteira destas?

Especialmente indicado para você:

BIKE WASHING MACHINE: QUE TAL LAVAR A ROUPA PEDALANDO?

ESTUDANTES DE DESIGN CRIAM UMA GARRAFA D'ÁGUA COMESTÍVEL

DESIGN DE COMUNICAÇÃO PARA AJUDAR PESSOAS COM ALZHEIMER