Dia das mães: faça você mesmo 10 presentes com materiais reciclados

Dia da mães

Domingo, 8 de maio é dia das mães. Apesar de a data ser um pouco, ou muito, comercial, a verdade é que todos os dias é dia de beijar, abraçar e presentear as mamães agradecendo-as por sua dedicação e amor infinitos.

Para deixarmos de lado a parte comercial, lojas cheias e tudo o mais e aproveitando do fato que um presente feito especialmente por você, tem um valor muito maior do que qualquer artigo de grife, selecionamos 10 ideias para você fazer com todo o carinho aquele presente personalizado para a tua mãe. E pode ter certeza que nem toda mãe tem uma filho (a) assim dedicado como você. Mãos à obra!

1. Porta temperos

A mamães que amam cozinhar vão achar muito útil este presente. É muito simples realizá-lo. Use sua criatividade para reutilizar os potes de vidro que tem em casa. Escreva as etiquetas com sua letra, pinte as tampas dos potes, invente!

2. Porta-brincos

Utilize um cabide para deixar os brincos da mamãe bem organizados. Você só precisa de perfurar pequenos buracos na parte interna do cabide e colocar ganchos nele. O cabide é muito prático, pois pode ser pendurado em praticamente qualquer lugar e até mesmo ser levado onde a pessoa for se arrumar, no banheiro ou no quarto. Além dos brincos, é possível pendurar colares, pulseiras e até anéis... Veja aqui o tutorial completo.

3. Colar feito com uma t-shirt velha

Olha que lindo, e chic! esse colar. Simplicíssimo de fazer, basta cortar em tiras o tecido da t-shirt para formar um colar da espessura, do comprimento e da cor desejada.

4. Etiquetas para a horta

Atenção papais que querem fazer um presente todo especial para a mãe de seus filhos: este presente pode ser facilmente preparado pelas crianças com a tua ajuda. Ideia legal também para as professoras que querem propor o reciclo às crianças da escola. As etiquetas para o jardim podem ser realizadas, por exemplo, com a reciclagem de colheres descartáveis, sorvetes e palitos de picolé sobre os quais se possam desenhar. Use a imaginação!

5. Cosmético anti-idade faça você mesmo

Essa é para as mamães vaidosas que se cuidam. A receita é de Tatiana Maselli

Ingredientes para 15 ml do produto:

  • 14 gramas de gel de aloé (93%)
  • 0,9 gramas de extracto de Ruscus (6%)
  • 0,1 gramas de cafeína (1%)

Para preparar este gel, serve um copo medidor, uma colher, uma balancinha de precisão e uma seringa sem agulha. Pesar o gel de Aloe, insira-o em um copo de medição, adicione a cafeína e misture bem (que demora um pouco de tempo e deve ser misturado vigorosamente). Quando a cafeína estiver completamente dissolvida, adicione o extrato de Ruscus aculeatus L. (gilbardeira) e misture novamente. Com a ajuda de uma seringa sem agulha, Coletamos o produto e o transferimos para um pequeno frasco: o que você vê na imagem é de vidro, e antes continha um creme para contorno dos olhos, foi muito bem lavado antes de ser reciclado.

O creme ser mantido à temperatura ambiente e é aplicado nos contornos dos olhos de manhã e à noite, batendo suavemente sobre a área com as pontas dos dedos.

6. Bloco de notas feito de uma fita cassete antiga

Para as mamães que rotineiramente preparam uma lista de compras com papel e caneta; para anotar as receitas, ou, como a maneira antiga, também para encher as páginas com mensagens de bons votos dedicados à sua mãe. Um bloco de notas original pode ser realizado com papel e papelão reciclados e uma fita cassete antiga para fazer a tampa. Veja aqui mais fotos desse bloquinho especial.

7. Porta-lã de latinhas

Você tem uma mãe que ama tricô? Está aqui o presente ideal para ela, para ajudar a manter as suas lãs em perfeita ordem. Reutilize latas de café, ou quaisquer outras, de preferência feitas de metal e com tampa. Revista o exterior com papel colorido. As latas podem também ser fixadas em uma única plataforma de madeira, a fim de criar um plano de trabalho facilmente transportável. Veja tudo aqui.

8. Porta-copos de um CD velho

Se você tem um monte de CDs velhos, agora pode utilizá-los. Envolva-os em um tecido colorido. É um presente perfeito para dar às mães que gostam de desfrutar de uma xícara de chá na tranquilidade de casa. Para dar o conjunto completo, compre uma caneca usada em mercadinhos de coisas usadas, ou presenteie uma que você tenha em casa. Veja aqui como preparar o porta-copos.

9. Bolsas térmicas com grãos de cerejas

Até as sementes de frutas podem ser uma ideia interessante para a reciclagem criativa. As sementes de cerejas, bem lavadas e deixadas a secar ao sol, podem ser utilizadas para a realização de bolsas térmicas, as quais podem ser utilizados em substituição do saco de gelo ou de água quente, depois de serem colocada no congelador, ou tê-las aquecidas em um aquecedor. Juntamente com as sementes de cerejas podem ser usadas sementes de linho.

10. Vasos de latas

Com a reciclagem criativa de potes e latas é possível obter o vaso perfeito para ser usado na criação de um jardim vertical ou para ser colocado no terraço ou na varanda para o cultivo de plantas. Acompanhe o presente com as sementes e a terra para as mães que têm o polegar verde.

Leia também:

seta 10 IDEIAS DE PRESENTES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO

seta FAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS

seta FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS