Onde descartar de maneira fácil e gratuita eletroeletrônicos em todo o Brasil


Em um esforço pioneiro para abordar o crescente problema do descarte inadequado de eletroeletrônicos no Brasil, a Whirlpool, conhecida por suas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, lançou recentemente um programa abrangente de logística reversa.

O programa visa oferecer aos consumidores uma maneira fácil e gratuita de descartar seus aparelhos eletroeletrônicos antigos, de forma ambientalmente responsável, independentemente da marca ou tipo do produto.

A iniciativa, que abrange todo o território nacional, aborda a preocupante estatística de que o Brasil é o quinto maior gerador de resíduos eletroeletrônicos no mundo, com mais de 2 milhões de toneladas descartadas anualmente, com menos de 3% desses itens sendo reciclados.

Como agendar a coleta

Uma característica notável deste programa é o agendamento da coleta domiciliar de aparelhos pesando mais de 30kg, o que inclui geladeiras, máquinas de lavar, refrigeradores de ar e até alguns modelos de fogões e aparelhos de ar-condicionado.

O agendamento para a coleta domiciliar pode ser realizado por meio do site dedicado a essa finalidade. Para acessá-lo é só clicar -> AQUI.

Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool, destaca a importância do papel do consumidor em todo este processo, afirmando que “o consumidor tem um papel fundamental”. Ele também aclara que a empresa optou por implementar um sistema que vise atender às necessidades dos consumidores, garantir um melhor controle das atividades e metas, além de oferecer soluções adequadas.

 “Se for necessário, vamos buscar o aparelho até a margem do rio na Amazônia“. declara Douglas Reis

Gerenciamento de todo o processo

Para promover esta ação sustentável, a Whirlpool se associou à Circulare, uma startup especializada em reciclagem de resíduos eletrônicos, com a finalidade de gerenciar todo o processo, desde a coleta até a desmontagem de aparelhos para separação de materiais recicláveis ​​valiosos, como aço e plástico, que podem ser reintegrados à cadeia produtiva.

No caso dos produtos mais leves (celular, notebook, tablet, fone de ouvido, liquidificador e outros), são disponibilizados pontos de coleta para que os consumidores possam descartar adequadamente os itens no final de sua vida útil.

Conscientização e participação dos consumidores

A Whirlpool, através dessa iniciativa, enfatiza a importância de conscientizar os consumidores sobre a necessidade de descartar os eletroeletrônicos de forma apropriada, especialmente aqueles que contêm materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Necessidade de mais informações sobre resíduos eletrônicos

Um estudo da Universidade de Brasília destaca que os produtos da linha branca (refrigeradores, freezers verticais e horizontais, condicionadores de ar, lavadoras de louças, lavadoras de roupa, secadoras, fornos de microondas) são responsáveis ​​por mais que o dobro da geração de resíduos eletroeletrônicos em comparação com todas as outras linhas combinadas.

Um relatório do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as pessoas carecem de mais informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos), o que agrava ainda mais o problema do lixo eletrônico.

Empresas e consumidores como aliados

Nesse cenário de aumento das ações e conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos eletrônicos, é fundamental que tanto empresas quanto consumidores se tornem aliados no compromisso com a sustentabilidade e na redução dos impactos ambientais, desenvolvendo soluções acessíveis e eficazes para esse problema global.

Fontes:

  1. Whirlpool
  2. Circulare
  3. Um Só Planeta

Conheça outras ações sustentáveis em:

Transforme resíduos em benefícios com a Retorna Machine. Veja como

Governo lança o CCR: Certificado de Crédito para estimular a reciclagem

Green Economy: O que é Economia Verde, conceito e exemplos

Ecopontos: 10 cidades brasileiras terão espaços para descarte de lixo eletrônico

No lixo? Onde posso jogar corretamente remédios e seringas?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...