11.000 assentos serão feitos de plástico reciclado nas Olimpíadas de Paris


Paris 2024. As próximas Olimpíadas prometem ser a mais verde de toda a história. Os Jogos Olímpicos são conhecidos por seu destaque mundial e as Olimpíadas de Paris 2024 pretendem ser uma revolução ecológica para inspirar o planeta. Com uma iniciativa pioneira, os organizadores estão transformando o lixo em símbolo de sustentabilidade: os assentos dos estádios serão feitas de plástico reciclado, proveniente de lixeiras locais.

Em meio à escassez de materiais virgens, empresas como a Le Pavé se dedicaram a repensar o uso do plástico, migrando para o setor de resíduos. Com essa mudança de paradigma, os assentos dos Jogos Olímpicos de Paris serão produzidos a partir de plástico reciclado, diminuindo a pegada ambiental e incentivando a economia circular.

As Olimpíadas verde em Paris 2024

Além de reduzir as emissões pela metade em comparação com eventos anteriores, os organizadores estão utilizando estruturas já existentes, promovendo o uso de transporte público e compensando as emissões de carbono. A escolha dos assentos feitos de plástico reciclado é mais um passo importante rumo a Jogos Olímpicos mais sustentáveis.

Através de uma colaboração entre a Lemon Tri e a Le Pavé, a transformação dos resíduos plásticos em matéria-prima para os assentos olímpicos tornou-se realidade. O plástico é coletado, triturado, misturado para obter uma distribuição uniforme de cores e depois aquecido e comprimido em máquinas. O resultado é um material versátil que é moldado, lixado e montado, dando origem às cadeiras que serão instaladas nos estádios.

Essa abordagem local e sustentável permite que cerca de 80% do plástico reciclado necessário para a fabricação das cadeiras seja proveniente das lixeiras amarelas de Seine-Saint-Denis. Além disso, foram realizadas ações de coleta de plástico em escolas da região, envolvendo as crianças e conscientizando sobre a importância da reciclagem.

A iniciativa vai além de fornecer assentos sustentáveis para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela envia uma mensagem poderosa ao mundo, demonstrando que é possível transformar resíduos em recursos valiosos.

Ao inspirar outras cidades e eventos a adotarem práticas mais sustentáveis, as Olimpíadas de Paris 2024 pretendem deixar um legado duradouro para o planeta.

Saiba mais no vídeo abaixo da euronews:

Fonte: euronews

Talvez te interesse ler também:

Paris fora do roteiro: arte e cultura longe do complexo turístico

Reciclagem: como foram feitas as medalhas das Olimpíadas de Tóquio?

Conheça as medalhas ecológicas das Olimpíadas Rio 2016

Chega de sensualização: ginastas alemãs fazem história nas Olimpíadas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...