O que é Upcycling? Importância ambiental, exemplos e diferenças


Upcycling é uma palavra que, do inglês, poderia ser traduzida para “reutilização pra cima”, porque não se trata apenas de reutilização, e sim, de uma reutilização para melhor. Entenda este conceito, muito interessante e de grande importância social, econômica e, sobretudo, ambiental.

O que significa Upcycling?

O termo se refere à utilização de bens, objetos e materiais que iriam para o lixo e que, com o uso da criatividade, se transformam em um outro produto, de maior qualidade e valor.

Com o Upcycling, produtos antigos que seriam destinados ao descarte, são modificados sem passar pela reciclagem, e mesmo assim, ganham nova vida.

Diferenças entre Reutilização, Upcycling e Reciclagem

Talvez você tenha ficado um pouco confuso com esses termos, mas é simples:

  • Reutilizar significa usar de novo.
  • Reciclar implica em transformar. A reciclagem acontece principalmente por meio de um processo industrial, capaz de transformar resíduos em novos materiais, que serão usados como matérias-primas para a criação de outros produtos.
  • Já o Upcycling é um processo de reutilização baseado no uso da criatividade, sem transformar, modificar, sem envolver o uso de energia, água e ou produtos químicos. Upcycling é simplesmente transformar com a criatividade, objetos que não seriam mais usados, dando-lhes novos usos e novas formas.

Saiba mais em:

De onde vem o termo Upcycling?

A palavra foi utilizada pela primeira vez por volta de 1994, pelo ambientalista alemão Reine Pilz.

Oito anos depois, os autores Michael Braungart e William McDonough utilizaram esse termo no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, o que contribuiu para torná-lo popular.

Com o tempo, esse conceito foi assimilado e popularizado.

Em quais setores o conceito Upcycling pode ser aplicado?

Pode ser aplicado tanto de maneira artesanal, quanto industrial. Por exemplo:

  • no artesanato
  • nas artes
  • arquitetura
  • construção
  • decoração
  • mobiliário
  • têxtil
  • moda
  • automobilística

Exemplos de Upcycling

Existem diversas formas de utilizar o Upcycling em nosso dia a dia:

Upcycling no mundo da moda

Mais de 6 milhões de toneladas de lixo acabam todos os anos nos oceanos, danificando os ecossistemas naturais e poluindo o planeta.

Grande parte desse lixo vem da indústria têxtil, que é classificada como a segunda mais poluidora, pois gera grande quantidade de resíduos e emissões, além de consumir uma série de recursos.

Na moda, o Upcycling significa transformar roupas velhas em novas, usando estilo e criatividade. Os resultados são ótimos.

Exemplo de Upcycling na moda

Essa reportagem exibida na TV Brasil, mostra como a criatividade transforma materiais que iriam para o lixo, em peças novas, originais e cheias de requinte, ajudando a prolongar a vida útil dos materiais e recursos:

Upcycling em grande escala

O Upcycling é uma prática de sustentabilidade que pode ser usada em grande escala, mas requer planejamento e execução. É necessário:

  • reconhecer e medir com precisão o quanto de recursos será exigido em uma operação, para mitigar custos, gastos e desperdícios.
  • realizar parcerias envolvendo desde a coleta e seleção de materiais, até a produção dos objetos.

A importância ambiental do Upcycling

Práticas como Reutilização e Upcycling contribuem para a preservação da natureza, uma vez que evitam a extração de novos recursos naturais e o uso de outros insumos ambientais para a transformação de um produto em outro.

É simples. Se você reutilizar um objeto, você estará apenas reutilizando. Se você quiser reciclar o mesmo objeto, terá que destrui-lo para usá-lo como matéria-prima, o que geralmente requer energia, água e outros insumos, lembrando que nem todo material é reciclável.

Já o Upcycling é o mais bacana de todos porque transforma um produto em outro sem destrui-lo, ou seja, sem usar outros recursos naturais nesta operação. E, diferentemente da reutilização, no Upcycling o produto é melhorado e valorizado, pois ganha importância ecológica e estética.

Você já tinha ouvido falar de Upcycling?

Fontes:

Saiba mais sobre práticas sustentáveis em:

ReTuna: O primeiro Shopping Center do mundo dedicado somente à reutilização e à reciclagem

10 ideias do mundo inteiro para a reutilização de cabinas telefônicas

Ovos de Páscoa: 10 ideias para reutilizar tudo

Reciclagem de tecido existe: conheça iniciativas e veja como participar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...