Moletom totalmente biodegradável e compostável feito de romã


Roupas e acessórios podem levar décadas e às vezes até séculos para se decompor.

A fabricação tradicional de roupas causou sérios danos aos ecossistemas de nosso planeta, poluindo os oceanos com microplásticos e contaminando a água com dioxinas prejudiciais como cloro e arsênico.

Já pensou? Roupas totalmente biodegradáveis?!

Felizmente, existem pessoas preocupadas com o problema do tecido sintético e com a poluição que a indústria da moda causa no meio ambiente, criando uma nova geração de tecidos genuinamente naturais.

O conceito de ‘moda sustentável‘ é complexo e, embora as grandes marcas frequentemente usem marketing ambientalmente consciente, ele não necessariamente significa que seus produtos estão realmente ajudando a reduzir a pegada de carbono do fast fashion.

A marca Vollebak criou um moletom feito com cascas de romã e eucalipto totalmente biodegradável e compostável.

O foco da marca é dedicado no uso de materiais de fontes sustentáveis ​​que podem se decompor rapidamente.

A ideia

Fundado pelos irmãos gêmeos Nick e Steve Tidball em 2016, a marca inovadora de roupas masculinas agora faz algumas das roupas mais tecnologicamente avançadas do mundo.

São usadas matérias-primas não convencionais, como algas e plantas.

É um modelo que está se tornando cada vez mais viável à medida que as pessoas começam a considerar todo o ciclo de vida das roupas que estão comprando, da criação ao fim do uso, e não apenas os looks que estão ‘mais na moda’.

O objetivo do projeto é:

  • lidar com o problema do uso excessivo do setor de processamento químico e corantes sintéticos;
  • e realizar a minimização do impacto ambiental de materiais alternativos ecologicamente corretos.

Os tecidos naturais projetados por eles, têm a capacidade de se transformar em composto em poucos meses, o que pode transformar radicalmente a maneira como as empresas de vestuário abordam seus processos de produção no futuro.

Steve comenta:

“A humanidade já atingiu o auge das roupas biodegradáveis. A questão é: qual é a versão moderna disso?

Em uma escala de tempo longa o suficiente, tudo na Terra irá se biodegradar. O que é difícil é fazer algo que se biodegrade muito rapidamente, não deixe rastros de sua existência e use o mínimo de energia possível para criar”.

Por mais ‘difícil’ que possa ter parecido, os irmãos de alguma forma conseguiram lançar uma revolucionária t-shirt compostável em 2019 que se transforma em húmus sem poluir o solo.

Desde então, a marca vem se aprimorando, e o mais novo lançamento é o primeiro moletom totalmente biodegradável e compostável.

De acordo com os criadores, ele foi projetado para se decompor em no máximo três meses quando enterrado no subsolo.

Como o moletom biodegradável é feito?

A Vollebak pega a madeira em celulose de árvores de eucalipto e faia (provenientes de florestas manejadas de forma sustentável) e a converte em fibra usando um processo de produção de ciclo fechado que recicla 99% da água e do solvente usados.

Em relação ao impacto da produção de um quilograma de fibra, levando em consideração o esgotamento dos recursos fósseis, a escassez de água, a eutrofização e o aquecimento global, o tecido criado tem pontuação de 10 contra a pontuação de 60 do algodão.

Estes moletons à base de plantas são costurados com linha de algodão reciclado e tingidos com casca de romã para obter uma tonalidade musgosa.

Os criadores explicam o processo com a fruta romã:

“Usamos essa fruta porque é rica em uma biomolécula chamada tanino, que facilita a extração do corante natural.

Ele também pode suportar uma vasta gama de climas – embora adore o calor, também pode tolerar temperaturas tão baixas quanto dez graus”.

O moletom pode se decompor completamente em 12 semanas se enterrado no solo, ou oito semanas em uma pilha de compostagem doméstica, e ainda mais rápido em uma instalação de compostagem industrial.

Cada elemento é feito de matéria orgânica e deixado em seu estado bruto. Não há tinta ou produtos químicos para infiltrar no solo, então, quando ele desaparece, nada é deixado para trás.

Steve finaliza com o recado:

“Precisamos voltar ao ponto em que você poderia jogar fora suas roupas na floresta e a natureza tomaria conta do resto. Ou precisamos progredir até um ponto em que todas as suas roupas durem tanto quanto você.

Uma vez que você alcançou o equilíbrio novamente, você pode começar a olhar para os avanços que a ciência material pode fazer”.

O moletom segue a camiseta de polpa de madeira e algas, que também se decompõe no solo em três meses.

Veja que maravilha:

Fontes:

  1. Vollebak
  2. thred.com

Talvez te interesse ler também:

Descarte de cerveja vira jeans de luxo

Fibras sintéticas: poluem os mares e oceanos cada vez que lavamos roupas

Roupas poluentes? Sim, nossas roupas poluem e degradam o meio ambiente




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...