Cerveja e jeans? Tudo a ver! Geralmente quem gosta de cerveja, usa jeans para sair pra balada e ouvir música boa. E se o jeans fosse feito de cerveja? Pois uma empresa japonesa pensou nisso e se deu bem.
A empresa Sapporo decidiu usar o descarte produzido em sua cervejaria para fazer um jeans ecologicamente correto.
A cervejaria que teve prejuízos durante a pandemia Covid-19 precisava adquirir novos clientes, mas decidiu inovar e apostar em um novo nicho. Então, em vez de lançar uma nova cerveja, apostou na criação e na venda de jeans de nova geração.
A idéia foi usar os restos de malte e lúpulo da cervejaria para produzir os jeans.
Para fazer isso, a cervejaria fez uma colaboração com a Shima Denim Works, uma empresa que já produz roupas feitas de bagaço de cana-de-açúcar.
Os resíduos de cerveja são transformados em Washi, um tipo de papel japonês tradicional, que posteriormente serve de base para a fiação e a textura do jeans.
A cervejaria colocou à venda online pelo menos 30 pares de jeans feitos com essa técnica e o resultado foi surpreendente:
Shinnosuke Araki, vice -gerente da Sapporo Breweries, disse à mídia local que a empresa ficou surpresa com o fato de tantas pessoas terem se interessado em comprar o jeans, descrevendo a iniciativa como um sucesso “muito maior do que o esperado”.
O detalhe é que os jeans da Black Label Malt & Hops custam muito caro: 41.800 ienes, iguais a 292 euros (tipo mais de R$1.600).
Apesar do seu preço alto, parece que a empresa recebeu cerca de 1.600 pedidos.
É a elitização do sustentável e a glamourização do ecologicamente correto.
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Mas que a ideia é boa, é. Lição de marketing, pode ser que com essa passem até a vender mais cerveja.
Você compraria?
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Categorias: Moda
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