Descarte de cerveja vira jeans de luxo


Cerveja e jeans? Tudo a ver! Geralmente quem gosta de cerveja, usa jeans para sair pra balada e ouvir música boa. E se o jeans fosse feito de cerveja? Pois uma empresa japonesa pensou nisso e se deu bem.

A empresa Sapporo decidiu usar o descarte produzido em sua cervejaria para fazer um jeans ecologicamente correto.

A cervejaria que teve prejuízos durante a pandemia Covid-19 precisava adquirir novos clientes, mas decidiu inovar e apostar em um novo nicho. Então, em vez de lançar uma nova cerveja, apostou na criação e na venda de jeans de nova geração.

A idéia foi usar os restos de malte e lúpulo da cervejaria para produzir os jeans.

Para fazer isso, a cervejaria fez uma colaboração com a Shima Denim Works, uma empresa que já produz roupas feitas de bagaço de cana-de-açúcar.

Os resíduos de cerveja são transformados em Washi, um tipo de papel japonês tradicional, que posteriormente serve de base para a fiação e a textura do jeans.

Artigo de luxo

A cervejaria colocou à venda online pelo menos 30 pares de jeans feitos com essa técnica e o resultado foi surpreendente:

Shinnosuke Araki, vice -gerente da Sapporo Breweries, disse à mídia local que a empresa ficou surpresa com o fato de tantas pessoas terem se interessado em comprar o jeans, descrevendo a iniciativa como um sucesso “muito maior do que o esperado”.

O detalhe é que os jeans da Black Label Malt & Hops custam muito caro: 41.800 ienes, iguais a 292 euros (tipo mais de R$1.600).

Apesar do seu preço alto, parece que a empresa recebeu cerca de 1.600 pedidos.

É a elitização do sustentável e a glamourização do ecologicamente correto.

Leia mais:

Mas que a ideia é boa, é. Lição de marketing, pode ser que com essa passem até a vender mais cerveja.

Você compraria?

Talvez te interesse ler também:

Vida longa ao jeans! 16 dicas para fazer o jeans durar mais

O jeans e a reciclagem – calças Levi’s de redes de pesca descartadas

Como reaproveitar maquiagens e cosméticos vencidos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...