Confira dicas de como cuidar da pele em dias secos


Falta de umidade deixa pele mais sensível e gera incômodos

Para grande parte dos brasileiros, os meses do meio do ano são sinônimo de tempo mais frio e seco. Além dos resfriados e outros problemas de saúde comuns nessa época, muitas pessoas se incomodam com a pele, que perde a hidratação natural quando chove menos.

Rachaduras e “esfarelamento” são os principais sintomas do tempo seco, que prejudica muitos. Felizmente, existem algumas formas de evitar que a pele fique desse jeito, garantindo mais suavidade e aspecto saudável para todo o corpo.

Consumo de água

De nada adiantará investir dinheiro em cremes, se o principal não for feito: a hidratação de dentro para fora. Apesar de o clima mais ameno não dar tanta sede quanto nos dias quentes, o ideal é fazer um esforço para ingerir pelo menos o mínimo de água recomendável, que é de 35 ml por kilo. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 quilos precisa de 2,1l por dia.

Para facilitar, vale ter sempre à mão uma garrafa d’água, seja na hora de passear, trabalhar ou estudar. Ao olhar sempre para o objeto, será mais difícil se esquecer da necessidade da ingestão. É importante lembrar ainda que sucos, frutas e chás também ajudam na hidratação.

Temperatura do banho

Outro hábito que merece ser adotado é o controle da temperatura do banho. Embora seja mais aconchegante se banhar com a água quente, isso é algo que deve ser evitado, porque a temperatura alta ajuda a deixar a pele ressecada.

O ideal é que o banho seja no máximo morno e, claro, rápido. Quanto mais tempo se gastar debaixo do chuveiro quente, pior será para a pele e os cabelos, que também ficam mais ressecados nessa época.

Menos é mais

A esfoliação já se tornou uma etapa de cuidado da pele para muitas pessoas. Porém, mesmo sendo importante, por remover as células mortas, ela deve ser maneirada nos dias mais frios e secos.

Esse hábito de beleza deixa a pele mais sensível, porque retira a camada mais exterior e protetora de oleosidade. Quando a temperatura está amena, a regeneração é mais rápida, e a pele está naturalmente mais hidratada. No entanto, quando a pele já está seca, ela não pode passar por esse procedimento com tanta frequência. A rotina até pode ser mantida, mas com um intervalo maior entre as sessões.

Cosméticos como aliados

Quando o assunto é hidratação, é impossível não pensar em cosméticos, como cremes e óleos. Ainda que algumas pessoas não gostem de usar, eles são essenciais para manter a pele macia e sedosa, da mesma forma que nos dias mais amenos.

Vale notar que já existem produtos que não deixam a pele com a sensação de molhada, pois são absorvidos rapidamente. O creme TodoDia Flor de Lis da Natura para as mãos é um exemplo. Ao contrário de grande parte dos cosméticos, ele tem toque seco e aveludado. Poucos segundos após ser passado, o produto é absorvido, mantendo a hidratação e a maciez na superfície.

Atenção com os lábios

A superfície dos lábios também perde água nos dias mais secos, gerando até machucados na região. Para muitos, a solução é a popular manteiga de cacau. O problema desse produto é que ele derrete rapidamente e, em geral, não tem um efeito tão prolongado.

Para os lábios, é possível apostar nos protetores labiais, que funcionam de maneira semelhante à manteiga. Há também batons que, além de colorirem os lábios, dão mais volume e horas de hidratação. Como é possível ver nesta revista Eudora PDF, a marca criou o 1º batom com efeito de plástica labial, com preenchimento profundo e mais de 60 horas de hiper-hidratação.

Opções não faltam no mercado para cuidar da pele e dos lábios nos dias mais secos do ano. Porém, é importante não se esquecer do consumo de água para a hidratação de dentro pra fora, e de evitar que a superfície da pele fique mais sensível por causa do banho muito quente e ou da esfoliação frequente, como exemplos.

Talvez te interesse ler também:

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer

Vitamina C: ótima também para a pele. Veja por que

Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...