Lábios Rachados – 11 Remédios Naturais e Eficazes!


Os lábios rachados são um problema comum tanto no inverno quanto no verão. Além da sensação de ardência e dor, a aparência não é nada boa mas, veja aqui que há soluções!

As causas dos lábios rachados podem ser várias, dependendo de cada caso: reações alérgicas, fumo, longa exposição ao sol, desidratação, hábito de lamber os lábios, deficiência de vitaminas, clima muito frio, excesso de vento, clima muito seco, uso de certos medicamentos e assim por diante.

Você pode pensar que um bom estoque de lip balms (hidratante labial) pode resolver o problema, mas existem ótimas soluções baratas, naturais e muito eficientes.

COMO EVITAR LÁBIOS RACHADOS

Primeiramente, algumas dicas básicas para manter seus lábios macios e saudáveis:

  • Perca o hábito de lamber os lábios, pois a saliva é ácida e faz com que os lábios rachem e fiquem sensíveis.
  • Beba bastante água. Manter-se hidratado vai fazer bem para sua pele em geral.
  • Use protetor solar também nos lábios, eles sofrem com a exposição solar tanto quanto o resto do corpo.
  • Respire pelo nariz. Pode parecer bobagem, mas respirar pela boca resseca os lábios.
  • Preste atenção na dieta, excesso de vitamina A pode causar lábios rachados, bem como o ácido presente nas frutas cítricas.

Se os seus lábios já estão rachados, siga as dicas abaixo para recuperá-los bem depressa e prevenir ressecamentos futuros.

11 REMÉDIOS NATURAIS PARA LÁBIOS RACHADOS

  1. Aloe vera
  2. Mel e açúcar
  3. Mel e óleo vegetal
  4. Óleo de coco
  5. Óleo antes do banho
  6. Pétalas de rosas
  7. Pepino
  8. Óleo de rícino (mamona)
  9. Creme de leite
  10. Cera de abelha
  11. Vaselina
hidratante labial passar

1. Aloe vera

A babosa é uma planta poderosa para a hidratação da pele. Ela tem propriedades curativas que, além de hidratar os lábios rachados e recuperá-los, ela também vai aliviar a dor se houver. Para usá-la, basta remover o gel da folha e aplicá-lo diretamente nos lábios. Você pode bater o gel no liquidificador para facilitar o manuseio. Evite lamber os lábios durante o uso, já que o sabor da babosa não é muito agradável.

2. Mel e açúcar

O açúcar vai esfoliar e remover as peles mortas e o mel vai hidratar. Faça uma pasta com um pouco de mel e açúcar, um pouquinho é suficiente, e espalhe pelos lábios. Aguarde um minuto para que o mel, que é hidratante, amacie as peles mortas, e então gentilmente massageie em movimentos circulares. Depois remova com água e passe um óleo ou hidratante de sua preferência.

3. Mel e óleo vegetal

Use essa mistura antes de dormir. Basta misturar uma pequena quantidade de mel juntamente com umas gotinhas de qualquer óleo vegetal de sua preferência, e passar nos lábios antes de dormir para que manhã você acorde com lábios hidratados e macios. Além disso, o mel tem propriedades antibactericidas, então, além de hidratar, ele vai reduzir as chances de infecções nas rachaduras.

4. Óleo de coco

O polêmico óleo de coco traz benefícios para o corpo todo, e com os lábios não seria diferente. Ele é muito hidratante e pode ser passado nos lábios várias vezes ao dia e também pode ser usado como uma camada grossa antes de dormir. No mais, seu sabor e seu odor são deliciosos!

5. Óleo antes do banho

Antes de lavar o rosto ou antes de tomar banho, aplique um óleo vegetal de sua preferência nos lábios, para criar uma barreira, pois o seu sabonete facial pode estar ressecando seus lábios e removendo os óleos naturais da pele.

6. Pétalas de rosas

As rosas já são conhecidas pelos benefícios que traz a pele. Com os lábios não é diferente, e suas pétalas podem resgatas lábios rachados e secos. Basta lavar um punhado de pétalas e deixa-as de molho em leite ou glicerina por algumas horas. Depois amasse para fazer uma pasta grossa e aplique todas as noites, antes de dormir. Além de hidratar, essa mistura também vai melhorar o brilho natural dos lábios.

Leia também: ÁGUA DE ROSAS FAÇA VOCÊ MESMO! TODOS OS BENEFÍCIOS PARA TEU CORPO

7. Pepino

Uma fatia de pepino sobre os lábios ou o seu suco aplicado sobre a pele trará hidratação e ajudará a recuperar os lábios danificados além de acalmar a pele machucada.

8. Óleo de rícino (mamona)

O óleo de rícino é muito hidratante e aplicá-lo sobre os lábios vai recuperá-los das rachaduras e, assim como o óleo de coco, ele pode ser aplicado várias vezes ao dia.

Aplique-o de noite antes de dormir e lave os lábios pela manhã para ver a diferença.

9. Creme de leite

Essa dica pode parecer estranha, mas devido à alta quantidade de gordura, o creme de leite é um ótimo hidratante labial. Você deve aplicá-lo sobre os lábios e deixar por 10 minutos, e depois removê-lo com um algodão molhado ou com água. Você pode fazer isso quantas vezes desejar, o creme de leite vai acelerar a cura dos lábios rachados e também mantê-los hidratados.

10. Cera de abelha

Se os seus lábios estão hidratados e bonitos, então use cera de abelha neles. Ela vai criar uma barreira e manter a hidratação nos seus lábios, não deixando que eles ressequem.

11. Vaselina

A dica mais antiga que existe, é usar vaselina como hidratante. Usá-la todos os dias antes de dormir realmente pode ajudar seus lábios a se manterem macios e hidratados, protegidos das rachaduras. Mas saiba que a vaselina nada mais do que uma gelatina do petróleo, portanto, não é um produto considerado green.

PROCURE UM MÉDICO

No entanto, se nada funcionar para curar seus lábios, você pode estar passando por uma reação alérgica ou estar deficiente em alguma vitamina.

Consulte um dermatologista para tirar todas as suas dúvidas.

Leia mais sobre cosméticos naturais:

CREME DEPILATÓRIO → 5 RECEITAS NATURAIS PARA FAZER EM CASA

POROS DILATADOS TÊM SOLUÇÃO! CONHEÇA OS TRATAMENTOS NATURAIS

RECONSTRUÇÃO CAPILAR CASEIRA: COMO FAZER USANDO PRODUTOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...